Alargamento da Praia de Ingleses precisa ser melhor discutido com a população

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Um projeto que vai custar cerca de R$ 15 milhões de reais dos cofres públicos precisa passar por amplo debate e esclarecimentos com a sociedade. Segundo cálculos preliminares, o alargamento da Praia de Ingleses aconteceria daqui há um ano, este é o prazo mínimo estipulado para se obter as licenças ambientais necessárias para a obra. Isso se o projeto for adaptado para EAS, Estudo Ambiental Simplificado, caso contrário serão dois anos ou mais só para obter as licenças de impacto ambiental. Em resumo: nas duas situações a obra ficará para a próxima administração.

Vejo muitos moradores reclamando e sugerindo que estes recursos poderiam ser investidos em outras obras importantes para o bairro. É importante que os contrários ao projeto participem das reuniões sobre o assunto e se manifestem. Quem não participa, depois não pode se queixar. Ficar só reclamando só em rede social não adianta!


Ainda sobre o tema

O alargamento da praia ampliará a faixa de areia em 50 metros e depois tende a diminuir ano a ano. No caso de Canavieiras, após a acomodação vai reduzir de 50 metros de largura para 35 metros. Já o de Ingleses, que sofre com o efeito das fortes ressacas essa diluição por ser ainda maior e mais rápida. Cada centímetro de areia que for levado pelo mar é recurso público se esvaindo.

Upa Norte, obra sem fim

As obras de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha – UPA Norte, não seguem o mesmo ritmo e celeridade de outras executadas em Florianópolis. Tem sido alvo de muitas críticas e motivo desgaste da atual administração. E a área da saúde é, sem dúvida, determinante para avaliação de uma boa gestão. Utilizar a UPA tem sido um teste de paciência para os usuários. Nesse ritmo a conclusão não será para 2020.

Falando em paciência...

A recuperação da SC 401 demonstra o ritmo da "boa vontade" do Governo do Estado com os moradores do Norte da Ilha. Talvez quando terminarem a obra, já tenham que recapear de novo. Exageros à parte, o discurso que o novo governo pregou de ser ágil e eficiente, não está nada convincente.

Delegacia de Ingleses

Líderes comunitários e os vereadores do bairro precisam mostrar força de mobilização e se unirem, caso contrário, Ingleses, Rio Vermelho e Santinho vão perder a atual sede da 8ª Delegacia de Polícia. A DP pode mudar para Canavieiras. O Conselho de Segurança de Ingleses tomou a frente da mobilização e precisa do apoio de todos para discutir o assunto e encontrar solução conjunta.

A reunião será quarta-feira (12), às 19:30 na sede da igreja Vineyard, na rodovia Armando Calil Bulos, 6278.

A reunião terá a presença dos Delegados Wanderley Redondo (DOPD), Nivaldo (8ªDP) e Danilo (CINI), além da Delegada Eliane Maria Chaves (Diretora de Polícia da Grande Florianópolis).

Vergonha alheia

Graças aos moradores atentos aos estatutos, um certo aproveitador que tentou surfar a onda de "diretor" foi denunciado publicamente por usar uma entidade comunitária em benefício próprio, desmascarado e passou por vexame público. A casa caiu! Deprimente.

Essa coluna vale 1 Milhão!

Queridos amigos leitores, a coluna de hoje tem a alegria de anunciar que o PORTAL NORTE DA ILHA atingiu a marca incrível de: 1 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS! Uma media de 500 mil/mês.

Somente o editorial: EMPRESA JOGA NO LIXO BICICLETAS QUE CIRCULAVAM EM FLORIANÓPOLIS atingiu 223 mil visualizações. A repercussão foi tanta que obrigou a empresa com sede em São Paulo emitir nota para TODA A IMPRENSA justificando o ato.

SIM, NÓS TEMOS OPINIÃO!

E isso tudo graças a você, caro internauta! Estamos no ar há menos de dois meses e já atingimos esta marca espetacular!

Somos o PORTAL NÚMERO 1 do NORTE DA ILHA!

Fonte *Google Analytcs*

Obs: Havíamos anunciado um podcast para a última sexta-feira, mas por conta de ajustes técnicos não foi possível apresentá-lo. Logo anunciaremos a nova data de estreia.