Moacir Oliveira é editor do Portal Norte da Ilha
Diminuiu o número de servidores em greve nesta segunda-feira, 12 de junho, em Florianópolis, afirma a Prefeitura. Nas unidades de educação, que iniciaram junho com cerca de 52% de servidores paralisados, nesta segunda recuou para 42%, uma redução de mais de 20% na adesão. Já na área da saúde, que permanecia por volta de 17% dos trabalhadores em greve, agora são 14%.
Já o Sintrasem destaca que "os trabalhadores da PMF lotaram a praça Tancredo Neves para deliberar pela continuidade da greve sem nenhum voto contrário".
A greve decretada no dia 30 de maio pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintrasem) foi declarada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que estabeleceu multa de R$ 200 mil por dia de descumprimento, além de abertura de processo de investigação na Polícia Civíl e Ministério Público de Santa Catarina.
A proposta da Prefeitura de Florianópolis para os servidores é de aumento de 6% no salário. O reajuste está acima da inflação, estabelecida em 3,8% pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O executivo municipal pede o retorno imediato de todos os grevistas e o restabelecimento das negociações.