Estado e Município são responsáveis por falta de vagas em escolas do Norte da Ilha

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

Durante inauguração da ampliação da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, na última sexta-feira (21), o prefeito Gean Loureiro (DEM) cobrou apoio das lideranças comunitárias do bairro para pressionar o governo do Estado por melhorias e ampliações das escolas estaduais dos Ingleses. Gean disse que o município está fazendo sua parte, entregando escola nova e moderna com 500 novas vagas, e que estudantes estão saindo da Escola Intendente para migrar para o Herondina.

"Enquanto o Estado não fizer sua parte irá sempre faltar vagas, a conta não fecha! Quem não quer estudar numa escola novinha? ", disse ele.

Farpas

A reação foi por conta da cobrança recair apenas sobre o município, quando a responsabilidade pela criação de vagas e construção de escolas é do Estado e do Município. "O prefeito e os vereadores vocês sabem onde encontrar e o governador?"

Governo desgovernado

As críticas ao Governo do Estado estão se intensificando cada vez mais. Já o poder de reação é cada vez menos eficaz. A grande mídia, que ainda não viu a cor das verbas publicitárias, força ainda mais a pressão sobre Moisés. Do outro lado, a oposição deita e rola com as "cabeçadas" da atual gestão. A compra de carros de luxo para a educação foi o "presente" que municiou os desafetos.

E tem ainda as redes socais, os "bolsonaristas" estão detonando o governador e o acusando de traidor do presidente. É "chumbo" de todo o lado.

Nova delegacia

A nova sede da Delegacia de Ingleses deve ser mesmo na rua Intendente João Nunes Vieira, junto ao Centro Comercial Lunge. O principal documento que faltava para a viabilização do espaço, o Habite-se do Corpo de Bombeiros, já foi liberado. Vitória da união da comunidade.

Ação na Praça

No próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Lions Clube Ingleses e o Portal da Esperança realizam o projeto "Ação de Saúde e Cidadania". Diversos serviços e atividades serão oferecidas gratuitamente no Parque Linear de Ingleses. Será das 16h às 20 horas. Põe na agenda.

Polêmica oportunista

O benefício mensal para, apenas, 20 pessoas no valor de um salário mínimo, está causando reações imódicas nas redes sociais. O tal projeto "Cidade Coração" é apenas para: Jovens prestes a completar 18 anos que atualmente estão acolhidos em abrigos municipais; Mulheres vítimas de violência que precisam conquistar sua independência financeira; Pessoas que estavam em situação de rua e atualmente estão nos abrigos com vagas fixas que estejam empregadas.

Ou seja, 20 benefícios mensais divididos entre estes três públicos. "Bolsa mendigo" é papo de agitador eleitoral.

Mobilidade

A principal obra de mobilidade de Ingleses não está em Ingleses, mas no Rio Vermelho. A pavimentação da rua Cristóvão Machado de Campos deve desafogar boa parte do trânsito do bairro. A obra está em fase final, quase próxima a rodovia João Gualberto Soares e deve ser inaugurada em breve. O morador do Rio Vermelho que for ao centro, não precisará passar por Ingleses. O impacto será grande.

Igualdade

Algumas leis não precisariam existir se houvesse bom senso, mas como na maioria das vezes isso não acontece é necessária a regulamentação. É o caso do projeto de lei que foi aprovado em duas votações na Câmara Municipal de Florianópolis que busca igualar o direito de premiação para mulheres e homens em eventos esportivos realizados, apoiados, ou patrocinados pela Prefeitura de Florianópolis.

A autoria é do vereador Miltinho Barcelos (DEM). Falta agora a sanção do prefeito Gean Loureiro (DEM).

Brincou com fogo

O vereador Maikon Costa (PSDB) rasgou na tribuna da Câmara de Vereadores de Florianópolis edição do Jornal Notícias do Dia. Foram duas ocasiões por não concordar com as informações publicadas.

A reação foi imediata, colegas de Maikon protestaram contra a atitude, nada adequada, do parlamentar. O Grupo ND é um dos maiores grupos de comunicação do sul do país e presta relevantes serviços para os catarinenses.

Fonte: Moacir Oliveira - Jornalista e editor do Portal Norte da Ilha