Invasões no Norte da Ilha; Gean indiciado pela PF; Ex-prefeito cabisbaixo; destaques da coluna de Moacir Oliveira

Toda segunda tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

A Polícia federal indiciou o prefeito Gean Loureiro na Operação Chabu. Gean, desde que foi alvo da PF, passou a ser mais ativo nas postagens nas redes sociais e autorizou o início de muitas obras, que antes estavam engavetadas. Loureiro adotou a estratégia de focar toda a mídia possível nas obras. O próprio prefeito passou a ser o garoto propaganda das ações. Em postagem nas redes sociais, divulgada amplamente no Portal Norte da Ilha, o atual prefeito se disse injustiçado. O fato do indiciamento municia seus opositores com o discurso de que, pela primeira vez na história um prefeito, em exercício, é indiciado pela PF. Já os seus apoiadores defendem que Gean é inocente, e que é o prefeito com mais obras da história da cidade, e que este fato causa desconforto aos adversários políticos. E aí?

Ex-prefeito desanimado

Certo dia encontrei um ex-prefeito de Florianópolis caminhando na Praia de Ingleses, sozinho e cabisbaixo, em pleno dia de semana. Ele não queria ser visto ou reconhecido. Nem de longe lembrava aquele chefe do executivo rodeado por dezenas de assessores e puxa sacos. Era capa constante de colunas sociais. Naquele dia, a sua expressão era de total desânimo. Ainda jovem, o político que teria uma próspera carreira pela frente, desperdiçou a oportunidade de alçar voos maiores ao fazer uma das piores administrações da história.

Participação popular

Na última semana participei de duas ações comunitárias, a reunião mensal da AMI, Associação de moradores de Ingleses, e a manifestação dos moradores do Rio Vermelho pela conclusão da rotatória na entrada do bairro. Em ambas, a participação popular foi baixíssima. Ingleses é praticamente uma cidade, e na reunião havia cerca de vinte pessoas. Já, no protesto do Rio Vermelho, a participação foi ainda menor. Por que tão pouco interesse quando estão em discussão os problemas e as melhorias para todos? Como é possível reivindicar sem participar?

Invasões Norte da Ilha

Cresce, assustadoramente, na entrada de Ingleses a invasão na "comunidade" conhecida como "Favela da Lajota". A área foi tomada e o poder público se faz ausente. Para alguns ela é quase imperceptível, fica embrenhada em meio a mata, mas para quem vive nas proximidades as construções só aumentam. A polícia já adentrou inúmeras vezes no local em operações contra criminosos, o que não significa que todos que vivem ali são bandidos. A questão é, quem fiscaliza? E os programas habitacionais, existem? Questão social que precisa ser tratada com seriedade e comprometimento.

Vem verão

A temporada de verão se aproxima e é hora do morador exercer a sua generosidade para com os visitantes, afinal, a melhor propaganda da cidade é a sua gente. Quem já viajou Brasil afora deve ter ouvido muito a frase "o povo de Santa Catarina é muito educado", eu ouvi muitas vezes. Este não é um título comprado, é sim uma marca do nosso povo, a de receber bem as pessoas. Receber bem não significa concordar com atitudes, de uma minoria, que vem para jogar lixo nas praias, promover badernas, cometer infrações no trânsito..., aliás estes poderiam pegar outros rumos, bem longe, não é mesmo?

[email protected] e instagram.com/moaciroliveira_tv