Faixa de areia da Praia dos Ingleses terá 45 metros e possibilidade de via beira mar, garantiu secretário

As explanações foram durante encontro com moradores promovido pela Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho - AMORIS.

Canto sul - Praia dos Ingleses

Canto sul - Praia dos Ingleses

O secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina deu detalhes na noite desta segunda-feira (12), sobre o andamento do projeto de alargamento da Praia dos Ingleses.
As explanações foram durante encontro com moradores promovido pela Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho - AMORIS.

Segundo Gallina, o alargamento não contemplará apenas o canto sul, atingirá o centrinho e parte do canto norte até o Ribeirão Capivari.

O projeto
Ao todo serão 3.500 metros contemplados com a ampliação da faixa de areia que irá variar entre 30 a 45 metros, dependendo do local. A faixa mais larga será no canto sul, porque em alguns pontos há atualmente menos de um metro de faixa de areia.
O volume total de areia será de 490 mil metros cúbicos.

Licença ambiental
O secretário estimou que em agosto deverá solicitar a licença ambiental junto à FATMA e que a obra deverá iniciar em 2022 antes ou após a pesca da tainha. Ele também afirmou que haverá garantia da obra em contrato por parte da empresa por até 10 anos, em caso de necessidade de readequação e realocação

A estimativa, disse Gallina, é que após o início a obra seja concluída em 130 dias, com trabalho realizado de 300 em 300 metros.


Sítio arqueológico
Ele garantiu aos moradores que o sítio arqueológico, localizado no canto sul, será preservado e não sofrerá nenhum impacto.
Atrativos esportivos como quadras de areia já estão garantidos ao longo da nova orla.
Também tranquilizou os pescadores que não haverá prejuízo para a atividade, nem para os ranchos.


Segurança
Questionado sobre a segurança para os banhistas durante a obra, Gallina afirmou que além de placas haverá bóias reflexivas para alertar sobre riscos no local, por conta da acomodação do solo.

Nova via beira mar
Está em estudo a possibilidade de utilizar parte da área ampliada para construção de uma via beira mar de mão única.
O secretário não se comprometeu com o projeto e tratou a idéia como uma 'possibilidade em estudo'.

Economia
Para o secretário a obra se pagará em menos de dez anos movimentando a economia do bairro e promovendo a geração de empregos.