#POLUIÇÃO

Há um ano foi registrada uma das maiores tragédias ambientais provocada pela Casan em Florianópolis

Por Redação

25/01/2022 às 19:18:22 - Atualizado há
Arquivo

A Associação Comercial de Florianópolis relembra uma das maiores tragédias ao meio ambiente, provocada pela Casan em Florianópolis.

"Este 25 de janeiro ficará marcado para sempre na história de Florianópolis. Há exatamente um ano, nas primeiras horas da manhã, ocorreu a maior tragédia ambiental da Capital, justamente na Lagoa da Conceição, um dos mais importantes cartões-postais de Santa Catarina. Na data, houve o rompimento da lagoa artificial que recebe efluentes da Estação de Tratamento da Casan – representando alagamentos de residências, prejuízos materiais aos moradores e o depósito de toneladas de resíduos nas águas.

Imediatamente, a ACIF, por meio de sua Regional no bairro, uniu-se a entidades locais para auxiliar a população atingida. Depois do choque inicial, surgiu a necessidade de ações concretas para evitar novos problemas parecidos, além de garantir a (tardia) melhoria do ecossistema local, com o objetivo de preservar a Lagoa da Conceição, garantir a segurança ambiental e também a manutenção deste que é um dos maiores ativos turísticos e de lazer da cidade.

A entidade logo encomendou à empresa Acqualis Engenharia Hídrica um estudo técnico com ações de curto, médio e longo prazos para manter e melhorar este frágil ecossistema, ligado ao mar pelo canal da Barra da Lagoa. A análise contempla diversos modelos de comprovado sucesso que podem – e devem – ser implementados: de obras de desassoreamento a fiscalização efetiva da rede esgoto e educação ambiental.

Doado ao município e ainda sem resposta do poder público, trata-se de um exemplo perfeito de como a iniciativa privada pode estar unida ao Executivo para a realização de ações em prol do desenvolvimento de Floripa. Hoje lembramos um dia triste de nossa história, que esperamos nunca mais se repetir – tanto a catástrofe quanto a inércia e morosidade para a recuperação de pessoas e meio ambiente atingidos."


Rodrigo Rossoni

Presidente

Moacir Oliveira

© 2022 Copyright 2020 - Todos os direitos reservados Portal Norte da Ilha. Proibida a reprodução em jornais ou sites sem a devida autorização.
Portal Norte da Ilha, Florianópolis SC - Tel (48) 3030.7176 Whats (48) 99969.8831

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Moacir Oliveira