Final feliz: veja como foi o desencalhe de filhote de baleia na Praia da Lagoinha em Florianópolis

Final feliz: veja como foi o desencalhe de filhote de baleia na Praia da Lagoinha em Florianópolis

A operação para o desencalhe da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi bem sucedida. Por volta das 11h30, o animal voltou ao mar com o auxílio de uma embarcação.

As equipes da R3 Animal e Instituto Australis permaneceram na praia aguardando até que o animal se distanciasse da costa.

A operação iniciou logo cedo com os técnicos da R3 Animal (responsável pelo Trecho 3) e Instituto Australis (responsável pelo trecho 2), executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e contou com o apoio da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Florianópolis e da Escuna Pérola Negra, além da comunidade de pescadores da região.

A baleia encalhou a primeira vez na tarde de terça-feira, 2, no costão Sul da praia. Os pescadores conseguiram ajudar o animal a se libertar das pedras, mas ele acabou encalhando na praia minutos depois.

O animal é um indivíduo juvenil, que nessa época do ano migra da Antártida para o Arquipélago de Abrolhos (Bahia), com cerca de 9 metros de comprimento.

Está bastante magro e com a presença de piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) pelo corpo, o que pode indicar uma condição de saúde ruim.

O desencalhe seguiu o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

``Para preservar a segurança da equipe e do animal, optou-se realizar o procedimento durante o dia com as condições de visibilidade e de maré favoráveis e também com os equipamentos necessários``, explica a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas

Caso aviste animais marinhos debilitados ou mortos, ligue no telefone 0800 642 3341.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.