Professora de escola da Vargem Grande interpreta personagem para compartilhar as tradições da Ilha

Foto: reprodução

Foto: reprodução

A pedagoga Jamily Joswiack Nunes Godinho começou a gravar videoaulas durante a pandemia interpretando a personagem manezinha da ilha, Dona Miloca.


Com muito orgulho da tradição ela ministra aulas e conta causos de Florianópolis. Jamily trabalha como professora auxiliar no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) vinculado à Escola Básica Municipal (EBM) Albertina Madalena Dias, localizada na Vargem Grande.


Dona Miloca é nativa de Florianópolis, uma simples senhora nascida e criada na praia do Campeche, que adora contar causos da Capital e de seus tempos de criança. Ela aprecia a valorização da cultura açoriana. Além disso, Dona Miloca vive na simplicidade com os próprios costumes, maneira de falar e sotaque singular, mantendo sempre um jeito único de se vestir: shorts estampados, cabelo preso com grampo e bolsa no braço. Ela utiliza algumas expressões manézinhas no momento das contações de história como: coza max linda, toda vida reto, bucadinho e dijáhoje.


A ideia da personagem surgiu em conjunto com a professora Vera Lúcia e a professora auxiliar de ensino, Flávia Luiza, que resolveram trabalhar a cultura da Capital de maneira descontraída. Jamily então sugeriu que o primeiro tema fosse relacionado à pesca artesanal de tainha que estava acontecendo durante o mês de Junho.

"Tudo que é relacionado à cultura da nossa Ilha eu tenho um carinho enorme".


A professora além de utilizar o portal educacional disponibilizado pela Prefeitura, posta as aulas no Facebook da unidade e algumas histórias no canal do Youtube chamado "Jamily Jowswiack".


"Levar para as crianças esses conhecimentos da tradição é muito animador, adoro realizar contações de história".



Os recursos pedagógicos utilizados por Jamily são: Celular, aplicativos para edição de vídeo e um estúdio Chroma Key.


No ano de 2019 a professora já havia feito uma apresentação sobre a cultura açoriana, por isso e pela habilidade com o tema ela foi escolhida para trabalhar dessa maneira com os estudantes. Jamily conta que a personagem busca trazer um resgate da tradição da Ilha e o conhecimento para os estudantes vindos de outras cidades.


"Cresci vendo meu pai pescando, então foi prazeroso escrever a história, pois é meu conhecimento vivido", relata orgulhosa.


O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, admira a criatividade e o trabalho que vêm sendo executados pela professora Jamily. "Inovar durante o período de isolamento social faz parte da readaptação e reinvenção para aulas mais dinâmicas e criativas. O ato de compartilhar conhecimentos e vivências é muito importante".