Hospital Celso Ramos realiza sonho de paciente que luta contra o câncer, veja os detalhes de um casamento especial

 Hospital Celso Ramos realiza sonho de paciente que luta contra o câncer, veja os detalhes de um casamento especial

Uma paciente em tratamento contra o câncer de mama no Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, foi presenteada pelos servidores com um casamento dentro da unidade. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, 23, e marcou a união de Cristiane de Souza, 47 anos, e Danilo, seu companheiro há 30 anos.

Cristiane foi diagnosticada com câncer de mama em dezembro de 2019, quando realizou cirurgia no HGCR para retirada de um cisto. Em fevereiro deste ano, realizou mastectomia esquerda com esvaziamento axilar e implante de prótese. Foi internada novamente em 2 de junho com sinais de invasão local em possível recidiva (volta) do câncer de mama.


Ciente e orientada pelos profissionais com relação ao seu quadro clínico, Cristiane foi acompanhada pela família durante toda a hospitalização. Mãe de um casal, João e Erica, compartilha alegrias, lutas, tristezas e conquistas com seu companheiro Danilo há 30 anos, mas nunca chegou a oficializar a união.


Após manifestar aos servidores do hospital seu desejo em realizar uma cerimônia de casamento, a equipe se mobilizou para atender seu pedido. Porém, devido ao cenário da pandemia da Covid-19, a paciente não pode se deslocar e não foi possível realizar seu sonho naquele momento. Além disso, após uma baixa emocional, os planos de casamento tiveram de esperar.

A história tomou um novo rumo a partir de 20 de julho, quando Cristiane obteve uma melhora em seu estado emocional e estava motivada em realizar seu sonho. Os setores de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Medicina do HGCR se mobilizaram e os familiares providenciaram o documento de união estável.


O grupo de trabalho começou pequeno e tornou-se gigante. Rapidamente diferentes profissionais abraçaram a causa para colocar em prática o sonho da paciente. Foram doados buquê, bolo, vestido, arranjo de flores, fotos, balões, músico, além de serviços estéticos de cabelo, unhas e maquiagem à paciente.


Em 48 horas tudo estava pronto para o dia tão especial. "Fizemos tudo conforme os desejos da Cristiane. Respeitamos as cores que ela gosta, a roupa, a simplicidade no evento, a presença dos filhos. Procuramos também, durante todo o tempo, tomar bastante cuidado com a restrição de contato e medidas de afastamento devido à pandemia, explicou Sara Evaristo de Lima Melo, psicóloga do HGRC.

O grande dia

A quinta-feira, 23, amanheceu um dia lindo. Tudo foi preparado em uma sala no 8°andar do hospital. Companheiro e filhos chegaram ansiosos. Também estavam presentes alguns profissionais. A cerimônia iniciou às 13h.


Embalada pela canção de Roberto Carlos, "Como é grande o meu amor por você", Cristiane entrou plena e em paz, de mãos dadas com seu filho João. Com sorriso largo e olhos radiantes, transbordava felicidade.


"Tudo foi feito com simplicidade e carinho para que ela pudesse realizar seu sonho. Estamos muito felizes por ela. Sensação de dever cumprido", emocionou-se Sara.


Cristiane recebeu alta hospitalar no mesmo dia, após a cerimônia, para comemorar com sua família. Devido ao seu quadro de saúde, foi para casa utilizando um cilindro de oxigênio, adquirido com arrecadação de doações financeiras de médicos e residentes do hospital.