Curiosos atrapalham descanso de lobo marinho que precisou ser transportado de local

Fotos: r3 animal

Fotos: r3 animal

O lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) que apareceu na Barra da Lagoa, na manhã desta sexta-feira, precisou ser translocado para um local mais seguro no final da tarde.

Infelizmente, formou-se uma aglomeração de pessoas e cachorros em volta do animal, atrapalhando seu descanso. A translocação pode causar um estresse desnecessário ao animal. Ele queria apenas descansar, o que poderia ter feito caso as pessoas respeitassem a área de isolamento e aviso para não se aproximar. Lembrando também o decreto municipal que proíbe o acesso às praias devido à pandemia de Covid-19.

O veterinário Guilherme Guerra usou termógrafo (equipamento que mede a temperatura em diferentes partes do corpo) para avaliar melhor o estado de saúde do lobo-marinho e confirmou que ele está bem. Assim que a caixa de transporte foi aberta, ele voltou ao mar.




Caso o aviste, ligue para o telefone do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341.

Ajude a isolar a área. Embora lobos-marinhos não sejam animais agressivos, caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender.
.
Evite se aproximar com animais de estimação, pois eles podem transmitir doenças aos lobos-marinhos. Caso cachorros tentem atacar o animal, ajude mantendo-os afastados.
.
Evite tirar fotos com o uso de flash. Nunca forneça alimento ou force o animal a entrar na água, pois ele quer apenas descansar.
.
Colabore com a sensibilização e conscientização da comunidade.
.
Molestar animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/98.