Deputados aprovam andamento de impeachment contra governador Carlos Moisés

Deputados aprovam andamento de impeachment contra governador Carlos Moisés

Os deputados da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovaram o andamento do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL). Entre os 40 deputados, 33 votaram pelo afastamento, 6 foram contrários e houve uma abstenção.


Mais cedo, a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), também foi afastada do cargo. Os dois são acusados de crime de responsabilidade fiscal por conta de um aumento salarial dado aos procuradores do estado no ano passado.


Com ambas votações favoráveis, os pedidos serão analisados por uma comissão mista, formada por cinco desembargadores do TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) e cinco deputados.



Nota governador


"O governador Carlos Moisés lamenta a decisão da Assembleia Legislativa de dar prosseguimento ao processo de impeachment nesta quinta-feira, 17. A pressa com a qual o presidente do Parlamento estadual levou o tema a plenário revela tão somente os interesses políticos daqueles que buscam o poder para fins pessoais e não respeitam o voto dos catarinenses, atentando contra a democracia.

O chefe do Executivo estadual permanece confiante na Justiça e no discernimento dos desembargadores e deputados que irão apreciar a questão a partir da formação do Tribunal Misto. A ação se baseia em um frágil argumento que não tem justa causa legal e tampouco apresenta qualquer irregularidade praticada pelo governador, conforme já aferiram o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado. Apesar dos ataques e das tentativas de desestabilização, o governador se mantém firme na missão de gerir o Executivo estadual para o bem dos catarinenses.

Orgulha-se de uma administração que já economizou mais de R$ 360 milhões para os cofres públicos com revisão de contratos, inovação e desburocratização de processos. Os investimentos, o desenvolvimento econômico, a saúde e o bem-estar da população seguem como prioridade".


#PORTALNORTEDAILHA