Norte da Ilha #GOLPES

Crescem os casos de golpes de extorsão mediante troca de nudes - "sextorsão" - Portal Norte da Ilha

Por redação

05/10/2020 às 20:23:41 - Atualizado há

COMO OS CRIMINOSOS AGEM? - Os golpistas utilizam um perfil falso, normalmente com a fotografia de uma jovem bonita e atraente.

Eles quase sempre se utilizam da rede social Facebook no contato inicial, onde começam uma amizade.


Na sequência, começam a trocar fotos íntimas pelo WhatsApp. A partir daí, outro golpista entra em cena, o suposto pai ou padrasto da jovem, alegando que ela é menor de idade e que a vítima estaria praticando pedofilia através da internet.


Para que o caso não seja levado à Polícia, ou para que as fotos íntimas e as conversas privadas não sejam compartilhadas com a esposa, parentes ou amigos da vítima, o golpista exige dinheiro por meio de depósito bancário.


*Há casos em que os golpistas se passam por supostos advogados e policiais. Alegam que as fotos fazem parte de investigação policial e solicitam dinheiro para que o "caso" seja arquivado.


O QUE FAZER?

1) Nunca compartilhe fotos íntimas pela internet.

2) Desconfie de solicitações de amizades de desconhecido nas redes sociais;

3) Não forneça dados como nome completo, CPF, RG, endereço, conta bancária e senha para estranhos em ligações telefônicas. mensagens SMS ou WhatsApp;

4) Cuide com operações bancárias(depósitos ou transferências em dinheiro) para pessoas do círculo familiar ou de amigos, principalmente em solicitações pelo WhatsApp;


DENUNCIE
Disque 181 ou WhatsApp (48) 98844-0011

Comunicar erro
Portal Norte da Ilha

© 2024 Copyright 2020 - Todos os direitos reservados Portal Norte da Ilha. Proibida a reprodução em jornais ou sites sem a devida autorização.
Portal Norte da Ilha, Florianópolis SC - Tel (WhatsApp) (48) 99969.8831

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Norte da Ilha