Poetisa americana Louise Glück conquista Nobel de Literatura 2020 

A poetisa americana Louise Glück é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2020, pela "sua inconfundível voz poética que, por meio da beleza [...]

Poetisa americana Louise Glück conquista Nobel de Literatura 2020 

A poetisa americana Louise Glück é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2020, pela "sua inconfundível voz poética que, por meio da beleza austera, torna universal a vida individual", anunciou nesta quinta-feira (8) a Academia Sueca, com sede em Estocolmo. Glück, nascida em 1943 em Nova York, mora em Cambridge, Massachusetts e é professora de inglês na Universidade Yale.

As obras de Louise Glück, que publicou 12 coleções de poesia e alguns volumes de ensaios sobre poesia, caracterizam-se, segundo a Academia Sueca, por um esforço de clareza. "Em seus poemas, o eu escuta o que resta de seus sonhos e ilusões, e ninguém pode ser mais difícil do que ela para enfrentar as ilusões de si mesmo", acrescentou a instituição sobre Glück. Os seus temas são a infância e a vida familiar, a relação estreita com os pais e irmãos através da qual procura o universal, para o qual se inspira nos mitos e motivos clássicos, presentes na maior parte das suas obras.

Seu primeiro trabalho foi "Firstborn" (1968) e logo foi aclamada como uma das poetisas mais destacadas da literatura americana contemporânea. Ela recebeu vários prêmios de prestígio, incluindo o Pulitzer (1993) e o National Book (2014). Com livros como "The Triumph of Achilles" (1985) ou "Ararat" (1990), Glück encontrou um vasto público dentro e fora dos Estados Unidos.

Leia também

Nobel de Química de 2020 premia dupla que desenvolveu método de edição do genoma

Nobel de Física vai para pesquisadores que estudaram buracos negros

Nobel de Medicina vai para pesquisadores que descobriram vírus da Hepatite C

"Avernus" (2006) é, na opinião da Academia Sueca, "uma coleção magistral, uma interpretação visionária do mito da descida de Perséfone ao inferno no cativeiro de Hades, o deus da morte. Outro feito espetacular é a última coleção de Louise Glück, "Faithful and Virtuous Night" (2014)", acrescenta a instituição sobre o trabalho premiado. Segundo o secretário permanente da Academia, Ander Olson, em seus ensaios, Louise Glück tem dialogado com outros importantes da língua inglesa, como T.S. Eliot e John Keats.

Nos 120 anos de história do prêmio, a Academia Sueca – que o dispensou em várias ocasiões e em outras premiou mais de um autor – distinguiu 116 escritores, dos quais apenas 16 são mulheres e 80% são da Europa ou América do Norte, com domínio claro da língua inglesa (30 vencedores, incluindo Louise Glück), à frente da francesa e alemã (14) e da espanhola (11). O prêmio de Literatura, como os demais prêmios Nobel, será entregue no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador dessas distinções, Alfred Nobel.

*Com EFE