Escola dos Ingleses é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes

Estudante do 9º ano foi pré-selecionada para Olímpiada Internacional de Astronomia

Escola dos Ingleses é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes

Este ano a Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino fez parte da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que foram realizadas de 11 a 13 de novembro, de forma totalmente virtual devido à pandemia.



A edição contou com 82 estudantes participando da OBA e 4 da MOBFOG. Foi o ano com o maior número de medalhistas, confirmando a motivação dos estudantes em aprender esta ciência. Ao total a escola conseguiu 39 medalhas. Na Olimpíada foram conquistadas: 12 de ouro, oito de prata, 15 de bronze. Já na Mostra foram 4 medalhas de ouro.



Aluna pré-selecionada para Olimpíada Internacional



Destaque para a estudante Aline Anton Eich do 9º ano, pré-selecionada para a Olimpíada Internacional de Astronomia de 2021. A pré-seleção consiste na aplicação de 3 provas, sendo que a primeira ocorrerá no dia 15 de janeiro de 2021 e outras duas no mês fevereiro.



"Fiquei muito contente e animada com a notícia de eu ter sido convidada para as seletivas da Olímpiada Internacional. Fui também a única aluna de uma escola da rede municipal de Florianópolis a ser pré-selecionada. Estou feliz e realizada por saber que todo o esforço e estudo resultou nesta oportunidade", afirmou Aline.



"Ela sempre teve bastante curiosidade sobre esse assunto o que levou ela a querer aprender e a observar mais os astros, gosta bastante do tema e já pensou em seguir neste ramo.", conta Dirce Maria Anton Eich, a mãe da estudante.




Projeto Astronomia



Os resultados alcançados se devem a realização do projeto Astronomia, projeto que tem como objetivo ensinar aos estudantes diversos conteúdos relacionados a ciência astronômica e que teve que se reformular durante a pandemia para atender as necessidades neste período de distanciamento.



A continuidade do projeto se deu de forma online no portal da escola, com a ajuda da Coordenadora e professora Roberta Zimmer de Cerqueira Cézar, a professora Vanessa Staldoni de Oliveira e o professor Adolfo Stotz Neto do Planetário da UFSC.



As atividades tiveram início no mês de março durando até novembro e contaram com 25 lives na plataforma Meet, 10 lives em parceria com o Planetário Virtual da OBA, 30 atividades no portal para 6º e 9º ano e 35 atividades do 1º a 5º ano.



"Além de contribuir para formação cultural de nossos estudantes, a EBM Herondina sempre acreditou que o estudo dessa ciência proporciona aguçar a curiosidade dos estudantes à outras ciências. Por esse motivo a participação na Olímpiada e o projeto Astronomia da escola são fundamentais.", afirma a Professora Roberta.



De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, um projeto que aguça a curiosidade e interesse dos estudantes sempre será importante para a educação. "É uma honra como educador ver que uma escola da rede municipal de Florianópolis se destaca entre tantas instituições de ensino, graças aos esforços de todos os envolvidos".