"Tansos" estacionam carros nas ruas e impedem passagem de coleta da Comcap

Foto: divulgação Comcap

Foto: divulgação Comcap

Intituladas como servidões, muitas ruas do Norte da Ilha não passam de verdadeiros carreiros, termo usado no interior para descrever espaços muito estreitos.

Em boa parte delas há espaço apenas para a passagem de um veículo por vez, configuração de falta de planejamento que moldou os bairros como o Sitio de Baixo, Capivari, e o Rio Vermelho, os mais populosos da região.

Sem dúvida esta condição está bem longe de ser a ideal para a mobilidade e pior ainda quando incluímos na equação os ciclistas e pedestres. E os cadeirantes?

Situação irreversível, a não ser que derrubem todas as construções, e cada vez mais agravada com novas edificações que avançam sobre as calçadas, roubando os poucos metros que garantiriam uma travessia menos sufocante. Abusam da ausente fiscalização, ou no mínimo insuficiente, do poder público.

E se "só" isso não bastasse, há ainda os que usam a rua de estacionamento para os carros. O pouco espaço existente se transforma num corredor ainda mais apertado e caótico.

Missão quase impossível é para os trabalhadores da Comcap e seus caminhões que precisam acessar as ruas para a coleta de resíduos.

Em diversas servidões a coleta não está sendo possível porque os "tansos" trancam as vias com seus carros, bloqueando a passagem de caminhões.

Certamente alguns deles vão reclamar depois dizendo que a coleta não está passando na rua.

Preguiça e má vontade são algumas das explicações para atitudes repugnantes de proprietários de veículos que, mesmo com garagens, deixam os carros o dia todo estacionados na rua.

Seria importante que a Guarda Municipal e Polícia Militar tirassem um tempo semanal para presentear estes folgados com uma bela multa, afinal contar com a conscientização de algumas pessoas é pedir demais!


Tanso: que ou quem é tido como tolo, idiota, palerma.