Moradores dos Ingleses pedem fiscalização de uso de focinheiras em cães como pitbull

 Moradores dos Ingleses pedem fiscalização de uso de focinheiras em cães como pitbull

Em um grupo de Whatsapp formado por moradores da região das Gaivotas, no bairro Ingleses, não faltam reclamações sobre o abuso cometido por alguns tutores de animais de grande porte, como Pitbull e Rotweiler.

Alguns deles circulam com os cães pela orla da praia e nas ruas do bairro sem a utilização de focinheiras, item que é obrigatório por lei em Santa Catarina:


O governo de Santa Catarina, por meio da Lei Nº 14.204, de novembro de 2007, determina que os cães da raça Pit Bull ou semelhantes só podem circular em locais públicos com concentração de pessoas conduzidos por maiores de dezoito anos por meio de guias com enforcador e focinheira próprios para a tipologia de cada animal.

A situação está causando preocupação por conta de ataque recente em via pública a uma cachorra de pequeno porte por um Bull Terrier, caso que foi parar na polícia.

"Agora ela está bem, mas teve que passar por duas cirurgias e ficou bem mal, mas graças a Deus ela passou por isso!
Registramos boletim de ocorrência mas infelizmente parece que o dono continua com o cachorro solto e sem focinheira", relatou a moradora.

O fato aconteceu no final da rua Canto das Sereias, região das Gaivotas.
Os moradores pedem bom senso dos tutores e maior fiscalização para cumprimento da lei.


A mais recente lei sobre penalização para ataques de cães ferozes é de março de 2012, fixando multa no valor de R$ 2,5 mil, a qual será reajustada, anualmente, ao proprietário e/ou condutor de cão de guarda que, em via pública, causar lesão física a pessoa, comprovada por Boletim de Ocorrência.


#PORTALNORTEDAILHA