Seis gaivotas são devolvidas a natureza no Norte da Ilha

Seis gaivotas são devolvidas a natureza no Norte da Ilha

Hoje foi dia de liberar seis gaivotas (Larus dominicanus) de volta à natureza, na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Essas aves foram resgatadas entre outubro e dezembro do ano passado em diferentes praias de Santa Catarina e foram reabilitadas no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal).

Das seis gaivotas, cinco foram resgatadas pela equipe da Univali/Penha, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (Trecho 04), e uma pela equipe da Udesc, na região de Laguna (Trecho 01). Antes de serem trazidas para o CePRAM, as aves passaram pelo processo de estabilização nas Unidades de Estabilização de Animais Marinhos de cada instituição.

Tanto o resgate quanto a reabilitação foram feitos por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

As gaivotas representam o maior número de animais marinhos reabilitados em Santa Catarina. Em 2020, 175 gaivotas voltaram ao habitat natural após serem reabilitadas no CePRAM. Com a soltura de hoje, já são 21 gaivotas reabilitadas com sucesso em 2021.