Blitz contra esgoto irregular multa imóveis e lacra ligações clandestinas em Ingleses

Fotos: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Fotos: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Em blitz semanal contra esgoto irregular, equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan multou proprietários por crime ambiental e lacrou ligações irregulares de imóveis localizados em Ingleses, no Norte da Ilha, e Rio Tavares, no Sul.


Dois condomínios e uma casa localizados na Rua dos Pinheiros, em Ingleses, foram flagrados pela força-tarefa, em operação realizada na segunda-feira (22/02), com esgoto conectado à rede de drenagem pluvial. A Floram multou os responsáveis e a equipe de apoio da Blitz efetuou três lacres nas tubulações clandestinas, cessando no ato o lançamento irregular.


Ontem, na quinta-feira (25/02), a Blitz Sanear retornou ao balneário do Norte da Ilha para nova operação. O proprietário de uma casa na Travessa Montevidéu, com esgoto extravasando no terreno do vizinho, recebeu intimação da VISA para regularizar a situação. Um condomínio na Servidão Marinho João do Rêgo, já fiscalizado pelo grupo, encontrava-se em obras de adequação. A ação teve que ser cancelada por conta das fortes chuvas da manhã.


Sambaqui, Rio Tavares e Campeche

Nas outras duas operações da semana, a força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da VISA, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura (PMF) e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – fiscalizou imóveis nos bairros Sambaqui, no Norte da Ilha, e Rio Tavares e Campeche, no Sul – nesta última, com lacre efetuado pela equipe.


A VISA requereu, na terça-feira (23/02), o Habite-se de um comércio e de uma edificação mista – casa e estabelecimento comercial – na Rod. Gilson Da Costa Xavier, principal via do Sambaqui. Ambos apresentavam tubulações visíveis na rede de drenagem pluvial.


Na manhã seguinte, quarta-feira (24/02), a Blitz Sanear lacrou ligação clandestina de uma casa na Servidão Emília Custódia Vieira, no Rio Tavares. O grupo também encontrou dois canos com saída na drenagem em frente a um condomínio na Servidão Coruja Dourada, no Campeche. A VISA irá entrar em contato com o responsável para verificar se a tubulação é das calhas do imóvel. Caso não seja, a Intendência fará o lacre.


No fim da operação, um caminhão cedido pela Casan sugou a pluvial cheia de esgoto da Servidão Teixeira, próximo à Lagoa Pequena, no Rio Tavares.


Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Ingleses, Santo Antônio de Lisboa, Campeche, Jardim Atlântico e Córrego Grande.


#PORTALNORTEDAILHA