Em reunião com presidente do Senado, Gean fala de acelerar imunização, mas destaca desafios na saúde pós-covid

O presidente do Conectar, prefeito Gean Loureiro, pediu apoio do Senado nos contatos diplomáticos com embaixadas dos EUA e China para um canal direto com laboratórios.

Em reunião com presidente do Senado, Gean fala de acelerar imunização, mas destaca desafios na saúde pós-covid

A aceleração na imunização brasileira é o maior desafio do governo federal e foi tema da reunião de hoje entre a Frente Nacional dos Prefeitos, o Consórcio de Cidades Brasileiras para Compra de Vacinas (Conectar) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O presidente do Conectar, prefeito Gean Loureiro, pediu apoio do Senado nos contatos diplomáticos com embaixadas dos EUA e China para um canal direto com laboratórios. "Queremos definir com cada país os representantes legítimos dos laboratórios e evitar que prefeitos do Brasil inteiro sejam induzidos ao erro por falsos vendedores de vacinas", explicou Gean.


Apesar de o foco do encontro ser sobre a imunização no Brasil, Gean Loureiro abordou a necessidade de o país já iniciar uma discussão com todos os Estados sobre a situação de doentes crônicos que estão impedidos de fazerem cirurgias eletivas por conta das reservas de leitos para Covid. "É claro que nossos esforços no momento devem ser para estancar o contágio de Covid, no entanto, a curto prazo vamos sentir o impacto na qualidade de vida de milhares de doentes que aguardam suas cirurgias e isso também poderá custar vidas", disse o prefeito.


Por fim, as sequelas da Covid também foram tema da reunião. O presidente do Conectar destacou que o consórcio vai discutir com os municípios estratégias unificadas para construir serviços especiais que acolham pessoas que carregam os efeitos da doença mesmo após a cura, seja ela física ou psicológica. "É outro desafio que já está batendo à nossa porta, nos municípios", disse Gean.