Baleia jubarte aparece morta em praia de Florianópolis

Foto: R3 Animal

Foto: R3 Animal

Na manhã desta quarta-feira, 7, uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada boiando morta na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis. O animal foi rebocado com o auxílio de uma embarcação e retirado da água por uma máquina retroescavadeira cedida pela Intendência Sul da Prefeitura de Florianópolis. A baleia passou pelo exame de necropsia e em seguida foi enterrada na praia.


Biólogos, veterinários e voluntários da R3 Animal realizaram a necropsia do animal no local. As ações foram feitas por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e pelo Protocolo de Desencalhe da APA da Baleia Franca, e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.


A baleia media 7,8 metros de comprimento. De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal era uma fêmea juvenil e estava bastante magro.


"O exame necroscópico foi inconclusivo. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise para tentar identificar a possível causa da morte", explica Cristiane.


Havia a presença de bastante piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) pelo corpo, o que indica que a baleia estava nadando muito lentamente e possivelmente uma condição de saúde ruim.



Avistamento no domingo


Na manhã do domingo de Páscoa, uma das equipes de monitoramento diário das praias, formada pela técnica de monitoramento Ingridy Severino e o monitor Rodrigo Tiburski, avistou uma baleia-jubarte bem próximo a área de arrebentação na praia do Pântano do Sul. A equipe fez imagens aéreas com um drone e há a suspeita que se tratava do mesmo animal, pois ela tinha movimentos letárgicos e também estava bastante magra.


Ao avistar um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.

.