'Doutora Pandemira': professora dos Ingleses cria personagem para ensinar sobre a pandemia

'Doutora Pandemira': professora dos Ingleses cria personagem para ensinar sobre a pandemia

*"Doutora Pandemira" dá dicas de saúde e higiene para criançada da rede municipal de ensino de Florianópolis*


_No Neim Maria Elena da Silva, personagem da professora de educação física e fisioterapia, Andressa Ceni, ensina utilizando poesias e músicas_



Com um início de ano letivo difícil em 2021, um dos principais desafios foi encontrar uma forma de propor para as crianças e famílias um conteúdo com conhecimento relevante de forma lúdica e prazerosa, de modo a evitar a contaminação do Coronavírus, principalmente no ambiente da instituição.



Baseando-se nisso a professora Andressa Ceni Lopes, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Maria Elena da Silva, localizado no bairro Ingleses, desenvolveu uma personagem chamada "Doutora Pandemira", que passa os ensinamentos para os pequenos de 2 a 6 anos de idade.

"O objetivo foi criar uma personagem que pudesse trazer para as crianças conhecimento sobre saúde, tema relevante e muito em voga para o momento de pandemia que estamos vivendo", comenta Andressa.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, dessa forma as crianças se sente capazes de compreender e relacionar os conteúdos dos vídeos com o seu dia a dia.

Jaleco branco pode ser divertido

Fisioterapeuta e professora de Educação Física, Andressa fez seu trabalho de conclusão de curso em uma escola, o que trouxe uma experiência na importância do contato e conhecimento sobre prevenção com as crianças.

"Por vezes, elas têm contato com profissionais usando jaleco somente em postos e hospitais. Então, a intenção da personagem ser uma doutora, também veio neste intuito, de familiarizá-las com o "jaleco branco" e associá-lo a algo divertido, envolvente e que não remetesse somente à doença", afirma a professora.

A educadora adiciona que é muito importante ampliar o conhecimento sobre a higiene dos brinquedos, objetos tão essenciais para o aprendizado na infância e que no atual momento de pandemia requerem cuidados para o uso seguro.

Isso surgiu a partir da nova demanda e reorganização para o ano letivo diferente. Como um dos desafios era justamente a higienização dos brinquedos e materiais utilizados em sala, a educadora começou por conta própria a pesquisar e ler artigos relacionados ao assunto.

Com as informações necessárias em mãos veio a dúvida de como ensinar os estudantes de forma simples e acessível, para que o aprendizado fosse colocado em prática.

Poesia e música

A doutora Pandemira retoma cuidados básicos como lavar as mãos, usar álcool gel e a máscara, e traz esse conhecimento mais específico das pesquisas com a colaboração do Nestor Hugo González, especialista em epidemiologia, saneamento e profilaxia.

O propósito é que as crianças se sintam capazes de compreender e relacionar os conteúdos dos vídeos com o cotidiano.


Para isso, ela tem a ajuda de Otávio Santos, que é professor, músico e compositor.

Pandemira tem também a parceria de outro personagem e amigo virtual: o Todo Mundo, cheio de criatividade ele é interpretado por Daniel Netto. As poesias compostas pela professora Andressa se transformam em música através do personagem Todo Mundo, tornando de fácil compreensão as orientações de Pandemira.

Eles criam vídeos lúdicos, usando as músicas e encenando situações que a doutora Pandemira ensina como fazer a higienização pessoal e dos objetos usados pelas crianças.

O material produzido está sendo disponibilizado no Portal Educacional na página do Neim Maria Elena, e também nas linhas de transmissão de WhatsApp da Unidade, que são enviadas diretamente para as famílias dos estudantes.

Para quem quiser acompanhar, os vídeos também podem ser encontrados no canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCoTQFHXN-vcMdW7rz-5Be8Q


Construindo a personagem

"No período escolar tive aula de teatro, revivi alguns aprendizados e tomei coragem de construir as vestes e desempenhar o papel da doutora Pandemira".

Apesar de estar sendo um desafio, a professora Andressa faz a construção das falas e dos conteúdos com muita alegria e confiança de que é algo inovador e relevante para todos.


Ela acredita que as mudanças de atitudes dos adultos partem das demandas e curiosidades das crianças, que estão em uma fase linda de aprendizagem e compreensão do mundo.


Desenvolver e oferecer conhecimento sobre prevenção e promoção da saúde para as crianças pode também reverberar na vida dos adultos, melhorando hábitos e atitudes.


"Doutora Pandemira,

vai nos dar orientações,

para seguirmos todo dia.


Doutora Pandemira,

cuidando da infância

com amor e alegria!"