Blitz fiscaliza esgoto irregular na região da Av. Hercílio Luz, no Centro

Operação desta terça-feira (29) mira imóveis inspecionados pelo programa Floripa Se Liga Na Rede e que descumpriram prazos de regularização

Blitz fiscaliza esgoto irregular na região da Av. Hercílio Luz, no Centro

A Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, realiza, na manhã desta terça-feira (29), operação de fiscalização contra imóveis com esgoto irregular na região do canal da Av. Hercílio Luz, no Centro da Capital.


O grupo, formado por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia, está em campo hoje para fiscalizar edifícios comerciais e residenciais previamente inspecionados pelo programa Floripa Se Liga Na Rede e que não regularizaram suas ligações sanitárias no prazo.


No Centro de Florianópolis desde novembro de 2019, o Se Liga Na Rede faz um pente-fino das ligações de esgoto em cada imóvel inspecionado. Ao detectar qualquer irregularidade nas ligações de esgoto, além de consultoria técnica gratuita, o programa oferece ao responsável prazo para regularização.


Em caso de descumprimento, os dados do imóvel são repassados aos órgãos de fiscalização – resultando em operações como a desta terça-feira. Em outras ocasiões, utilizando dados do Floripa Se Liga Na Rede, a Blitz Sanear multou proprietários por crime ambiental, em casos de esgoto lançado na rede de drenagem pluvial, e lacrou tubulações clandestinas.


A operação de hoje se insere no contexto da ação civil pública (ACP) referente ao saneamento da região do Rio da Bulha, ajuizada pelo Ministério Público Federal, e integra o planejamento da Blitz Sanear em promover, através de ações intensivas de fiscalização, a regularização dos imóveis do Centro.