Emissora promove debates sobre invasões e construções irregulares em Florianópolis

Programa Conexão ND Especial: Cidade Ameaçada estreia hoje, na Record News

Foto/Crédito: Flávio Tin/Arquivo/ND

Foto/Crédito: Flávio Tin/Arquivo/ND

Preocupado com o crescimento das invasões na Grande Florianópolis, o Grupo ND promove uma série de quatro debates, sempre às terças-feiras, na Record News. O Conexão ND Especial: Cidade Ameaçada, estreia hoje, às 22h40, e se junta a outros trabalhos especiais sobre o tema nos veículos do grupo. O programa terá transmissão simultânea no site ND+. Os números que motivaram a mobilização, são preocupantes. Segundo pesquisa do IBGE, que mapeia o índice de favelas nas cidades brasileiras, Florianópolis tinha 11.419 moradias "faveladas", em 2019. Há 10 anos, o número era de 5.027 moradias, ou seja, mais do que dobrou no período.

A cada debate, três convidados especiais discutem o assunto. Na estreia, o jornalista Paulo Alceu recebe o secretário do Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga; a coordenadora do Movimento Floripa Sustentável, Zena Becker; e o defensor público Marcelo Scherer da Silva, subcoordenador do Núcleo da Habitação, Urbanismo e Direito Agrário da Defensoria Pública de Santa Catarina. "Esse assunto é cada vez mais grave, em função de que, cada vez mais comunidades se instalam e há dificuldade, por parte do poder público, de retirar quem ocupa irregularmente", destaca o diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim.

O objetivo da série de programas, segundo a chefe de redação da NDTV, Carolina Castro, é mostrar a situação da Capital, o que está sendo feito para combater as ocupações irregulares e apontar possíveis soluções. Nessa busca, o Grupo ND sugere que haja um projeto unindo os mais diversos órgãos, como prefeitura, Ministério Público, Polícia Militar e a sociedade civil organizada para que, a partir disso, surja uma política eficiente e que resolva o problema.