Baleia Jubarte morta encalha em praia do Norte da Ilha

Fotos: r3 animal

Fotos: r3 animal

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou morta na praia da Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha, em Florianópolis, na tarde deste domingo(08). Uma equipe da R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), esteve no local e constatou que o animal, um indivíduo juvenil, com cerca de 7,5 metros, estava em avançado estágio de decomposição. O exame necroscópico e o enterro da carcaça serão realizados na manhã desta segunda.

Essa é a 15ª baleia-jubarte avistada morta na Ilha de Santa Catarina este ano, embora apenas cinco encalharam em locais onde foi possível realizar a necropsia.

O PMP-BS Área SC/PR, que desde 2015 monitora diariamente a costa litorânea de Laguna (SC) até Guaraqueçaba (PR) em busca de animais marinhos encalhados, já registrou neste ano 28 baleias-jubarte sem vida, contando com essa. Mas, segundo levantamento do Projeto de Baleia Jubarte, 35 indivíduos foram avistados mortos no estado até agora.

Nesta época do ano, as baleias-jubarte estão no ciclo migratório no litoral brasileiro e a principal área de concentração fica em Abrolhos, entre os estados da Bahia e Espírito Santo.

Ao avistar uma baleia viva nadando em nosso litoral é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.


IMPORTANTE

Caso aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!