Gravada no Brasil e na Itália, série que homenageia Anita Garibaldi estreia na TV

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma velha conhecida da história de Santa Catarina irá estrear na tela da @ndtvrecordtv a partir do dia 28 de agosto. Intitulada "Anita: Amor, Luta e Liberdade", o documentário, gravado entre o Brasil e a Itália, traz homenagens à "heroína dos dois mundos", que completaria 200 anos em 30 de agosto.

A produção da NDTV, em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, deve relembrar aos catarinenses a trajetória de batalhas que Anita travou ao lado do marido, tanto na América quanto na Europa.

A partir do dia 28, os episódios vão ao ar pelos próximos quatro sábados, às 13h. A Direção de Produção é de Marcelo Campanholo e a Direção de Fotografia é de Marcelo Feble.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna em 30 de Agosto de 1821. De família humilde, Aninha aprendeu cedo sobre o valor da liberdade. Aos 14 anos foi obrigada a se casar. Um casamento que não durou muito tempo. Aos 18 anos, em 1839, com a tomada de Laguna pelos Farroupilhas, ela conheceu Garibaldi e iniciou então uma jornada de batalhas e lutas que durou 10 anos. Lutou pelas Repúblicas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Anita morou no Uruguai e lutou pela Unificação na Itália, onde morreu como heroína, aos 28 anos.

Uma superprodução da NDTV para Anita Garibaldi

A produção do documentário "ANITA: AMOR LUTA E LIBERDADE", que tem como coordenador geral ROBERTO BERTOLIN e como Diretor de Produção MARCELO CAMPANHOLO, envolveu cerca de 40 PROFISSIONAIS, entre colaboradores que já atuam no dia a dia da NDTV de Florianópolis, profissionais INDEPENDENTES que atuam no setor do cinema, ATORES e produtores na ITÁLIA. Os trabalhos de pré-produção começaram já em Fevereiro com a contratação da jornalista, roteirista e cineasta Isabela Hoffmann que dedicou dois meses em uma pesquisa intensa com o objetivo de traçar a linha narrativa que traria o diferencial dessa produção, a voz de Anita.

ANITA: AMOR LUTA E LIBERDADE marca essa nova fase nos trabalhos do GRUPO ND. Trazemos para o público um produto novo onde mesclamos a dramaturgia com a linguagem jornalística para contar a trajetória de vida da heroína Catarinense. Na série documental INÉDITA para TV, com Direção de ISABELA HOFFMANN, a Fotografia ficou por conta de MARCELO FEBLE que trouxe um olhar apurado para afinar luz, cor e enquadramentos. Na produção de palco NELSON FÉLIX, que também é ator e interpreta o pintor Italiano Gaetano Gallino, trouxe as soluções e agilidade que toda grande produção exige. Para interpretar a protagonista contamos com a experiência de ninguém menos do que a atriz LIZE SOUZA e ao lado dela o ator WELINGTON MORAES interpreta Giuseppe Garibaldi.