Mais de 1.100 pinguins foram encontrados mortos em Florianópolis nesta temporada, entenda os motivos

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

É impactante encontrar um, dois, três pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) mortos nas praias. Para alguns pode parecer muito essa quantidade. Mas, infelizmente, a realidade é muito maior. Nesta temporada anual de migração dessas aves, a R3 Animal já registrou até agora 1.118 pinguins nas praias da Ilha de Santa Catarina, e apenas 129 estavam vivos no momento do resgate.

As aves resgatadas vivas chegam tão debilitadas que muitas vezes morrem no caminho para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM).

A presidente da R3 Animal e Coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, Cristiane Kolesnikovas, explica que os pinguins que chegam às nossas praias em sua maioria estão muito magros, desidratados, hiportérmicos (temperatura corporal baixa), parasitados e, infelizmente, com sinais de interação incidental com redes de pesca. "Nossa equipe faz tudo que está ao alcance para salvá-los, mas nem sempre é possível", esclarece.

Os pinguins encontrados mortos que não estão em avançado estágio de decomposição são trazidos para o CePRAM e passam pelo exame necroscópico para tentar identificar a possível causa da morte.

De acordo com o veterinário Sandro Sandro, a maioria dos animais que chegam do campo mortos ou que vêm a óbito no CePRAM têm sinais claros de asfixia/afogamento.

"Alguns deles com indícios de interação antrópica, tais como desgaste de penas e hematomas em aleta (asas). Mas, invariavelmente, todos com o pulmão comprometido, com acúmulo de secreção serosanguenolenta espumosa, que são indicativos fortes de asfixia/afogamento, possivelmente provocados por interação com redes de pesca", explica Sandro.

Em meados do outono, estes animais que começam a chegar à nossa costa saem principalmente das colônias na Patagônia/Agentina, na Península de Valdez.

Temos recebido vários acionamentos diários sobre a presença de pinguins nas praias da Ilha. Em agosto, até o hoje, dia 30, nossa equipe já resgatou 932 pinguins, e apenas 91 pinguins estavam vivos no momento do resgate. Em julho, foram resgatados 182 pinguins, e apenas 36 estavam vivos. Em junho, foram apenas dois registros e as aves estavam mortas.