Esse garoto vale ouro na rede municipal de ensino de Florianópolis

Esse garoto vale ouro na rede municipal de ensino de Florianópolis

Com autismo, Denis Rapaaki Caldeira, da Escola Henrique Veras, é medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia pela segunda vez

No ano passado ele foi bronze, agora é prata. Ano que vem Denis Rapaaki Caldeira tentará o ouro. Estudante da Escola Básica Municipal de Florianópolis Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, ele é um dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -OBA.

Filho único, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é encantado pela ciência que estuda os corpos celestes: planetas, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. "Mas gosto mais é do planeta terra", emenda.

Para a mãe, Tatiana Rapaaki da Silva, o interesse dele teve início na própria escola. "Acredito que por causa de algumas professoras nas disciplinas de geografia e ciências".

Por enquanto, Denis, 15 anos, está tendo aulas remotas por opção da família. Mas, segundo Tatiana, o garoto adora os colegas. "Mais uns que outros, como todos nós que temos mais afinidades com algumas pessoas e outras nem tanto", salienta.

Denis complementa: "auxilio a turma no que posso".

A família morava em Sorocaba, no estado de São Paulo. Desde a educação infantil, o jovem estudou em escolas regulares.

"Sempre achei muito bom, tanto o acompanhamento que ele teve, o conviver com crianças "normais" e essas próprias crianças convivendo com a diversidade", emenda Tatiana.

"Algumas ajudavam meu filho em algumas disciplinas e as professoras me falavam que ele ajudava as crianças em outras disciplinas. Foi fundamental para as próprias crianças virem que o diferente, às vezes, é bom e até pode ajudá-las".

Em 2014, Tatiane, o marido Alexander Leite Caldeira e o Denis vieram para Florianópolis. No ano seguinte, o filho começou a estudar na Escola Básica Municipal Henrique Veras. Encontra-se atualmente no nono ano do ensino fundamental.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a atenção pedagógica aos estudantes com deficiência tem como objetivo respeitá-los, prepará-los para a vida e desenvolver suas potencialidades.

"Eles estão em sala de aula vivendo a experiência da escola como um todo, pois na rede municipal de ensino de Florianópolis inclusão é com inclusão".

O estudante conta com o acompanhamento do serviço do atendimento educacional especializado na realização de suas atividades.

Segundo a mãe, Denis sempre é muito carinhoso, curioso, e cheio de manias, inerentes ao autismo. Atualmente, diz que o filho quer ser professor. "Ele ainda não sabe direito o que quer, fica mudando de profissão".

Na Escola Básica Municipal Henrique Veras houve outros medalhistas na OBA. Também receberam medalha de prata Eloá Makiyama da Rocha e Samuel Batista Siqueira. Wellington Lima de Oliveira ganhou uma de bronze.

Denis não parou de competir. Passou para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências. O resultado final ocorrerá no dia 29 de setembro.

OBSERVAÇÃO: Na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, a rede municipal de ensino de Florianópolis conquistou 12 medalhas. Cinco delas vieram por intermédio da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, quatro através da Escola Básica Henrique Veras e três foram obtidas pelas Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago. As medalhas não foram ainda enviadas para Florianópolis.