A equipe de reportagem do Portal Norte da Ilha esteve ontem no Camping do Rio Vermelho, localizado na SC 406 dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, para verificar a atual situação do espaço público.
Em plena temporada de verão, pasmem, a área está fechada. Flagramos uma van dos "hermanos" (foto) no local, eles foram surpreendidos com o espaço inacessível.
O colunista Renato Igor publicou que o "Estado decidiu, via antiga Fatma, hoje IMA, contratar uma instituição para gerenciar o Camping do Rio Vermelho. Fez um edital. O Ministério Público Federal interveio e pediu, na justiça, que uma entidade quilombola administrasse o local. Mais incrível ainda: a justiça, em primeira instância, deu a sentença e fez mais do que isso – ainda condenou o IMA por Racismo Institucional. Segundo o colunista essa decisão foi reformada em segunda instância no TRF4, em Porto Alegre. Mas o impasse permanece".
Ao Portal Norte da Ilha, Adriana Nunes, Coordenadora do Parque Estadual do Rio Vermelho, bióloga do IMA, informou que o camping não será aberto, mesmo com a decisão favorável em primeira instância, até que saia a decisão final pelo STJ. Segundo ela "o objetivo é evitar transtornos para os usuários em caso de decisão contrária. Estão liberados apenas os eventos previamente autorizados pelo IMA.
Por conta deste "impasse" o camping está fechado ao público desde novembro de 2018 e não tem previsão de reabertura.
SOBRE O CAMPING
O Camping do Rio Vermelho está localizado na Rodovia João Gualberto Soares s/n, distante aproximadamente três quilômetros da Barra da Lagoa, possui capacidade para atender aproximadamente 1.500 pessoas acomodadas em cerca de 700 barracas, trailers e motorhomes, possui área total de aproximadamente 67 mil m², constituída de área para acampamento (aprox. 41 mil m²), banheiros, quiosques, cozinha comunitária, campo de futebol, playground, salão de jogos, estacionamento, restaurante e cozinha, edificações para uso administrativo (recepção, escritórios, almoxarifado, garagem, cozinhas, alojamento) e trilha de acesso à praia do Moçambique (500 m).
O Camping recebe hóspedes do próprio município que buscam uma maior interação com a natureza durante o verão, turistas de outros municípios de Santa Catarina, de outros estados do país e também do exterior, em especial de países latino-americanos. Durante as temporadas de verão (dezembro a março) se hospedam no camping uma média de 2.400 pessoas, além de visitantes que desfrutam da estrutura da área para passar o dia (day use) e turistas que estacionam seus veículos no estacionamento do Camping e acessam a praia do Moçambique pela trilha.