De oito pontos analisados, seis estão impróprios em praia do Norte da Ilha. Veja relatório.

Foto: arquivo - divulgação

Foto: arquivo - divulgação

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira, 14, o relatório de balneabilidade nº 6 da temporada de verão. A pesquisa referente às coletas realizadas de 10 a 14 de janeiro, aponta que dos 231 pontos analisados 141 estão próprios para banho no estado, o que representa 61,0%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69,0%.


Praias do Norte da Ilha - balneabilidade


Canasvieiras: do total de 8 pontos analisados, 6 estão impróprios
Ingleses: 6 pontos analisados, 2 impróprios para banho
Ponta das Canas: 4 pontos analisados, 2 impróprios
Jurerê: 7 pontos analisados, 1 impróprio.
Cachoeira do Bom Jesus: 2 pontos analisados, 1 impróprio.
Santinho: 1 ponto analisado, 0 impróprio.
Praia Brava: 3 pontos analisados, 1 impróprio.
Lagoinha: 1 ponto analisado, 0 impróprio.



Sobre o relatório

O IMA analisa as águas de cada balneário e determina se os locais estão contaminados ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia Coli cujo habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e outros animais de sangue quente.

Para que um balneário seja considerado impróprio para banho é necessário que em mais de 20% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores a quantidade dessa bactéria seja superior a 800 por 100 mililitros ou se, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 ml.

Para que um ponto volte a ser considerado balneável, a quantidade de Escherichia Coli deve estar abaixo de 800 por 100 ml em 80% ou mais das coletas nas cinco semanas seguintes.