Nossa equipe te leva para uma 'prainha' que é um pedaço do paraíso em Floripa

O #projetoVerão do Portal Norte da Ilha continua desbravando as belezas naturais do Norte da Ilha, e também de outras regiões de Florianópolis.

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

Desta vez nós te levamos para uma praia localizada no leste da ilha, a Praia do Gravatá que fica localizada entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina. A manhã do último domingo (26), registrava sol e temperatura de quase 30 graus.

Para chegar até ela é preciso enfrentar uma trilha ecológica que exige cerca de trinta minutos de caminhada. A parte mais difícil é o início da trilha que possui um acesso íngreme, depois os obstáculos são os desníveis e algumas rochas, uma trilha de nível médio para idosos e nível intermediário para jovens. O ideal é usar tênis, porque chinelos podem deslizar em alguns pontos.

Foto: Portal Norte da Ilha - Trilha para a praia do Gravatá

Ao longo do trajeto é possível ver as aberturas na mata que revelam a beleza escondida entre a floresta. A nossa dica é parar um pouco, respirar e fazer fotos da paisagem exuberante. Recuperado o fôlego, aí é só avançar rumo a um pedaço do paraíso.

Foto: Portal Norte da Ilha - Vista parcial da Praia Mole à esquerda

Ao chegar próximo, o visual é impressionante. A perfeita combinação da pequena faixa de areia, o mar límpido e transparente, as rochas e o verde da mata.

Foto: Portal Norte da Ilha - Praia do Gravatá

Na local há duas construções, uma acima da praia e outra na orla. A de cima parece um pequeno restaurante, mas estava fechado. E a debaixo é um rancho de pescadores.

Portanto, é preciso levar água e alimentos e não esquecer de uma sacolinha para recolher o lixo produzido. Não deixe lixo, faça a sua parte!

Neste dia do nosso passeio a água estava com temperatura agradável e muita gente aproveitou para um mergulho. Nós também, é claro!

Uma outra atração do local, que passa despercebida da maioria dos visitantes, são as rochas alinhadas misteriosamente de tal forma que funcionam como um observatório astronômico artesanal. Para chegar lá é só seguir pelas rochas na lateral direita da praia.

Foto: Portal Norte da Ilha

OPINIÃO DO TURISTA

O turista de Curitiba Luiz Fernando, que estava acompanhado da esposa Rosane, aproveitou a estadia em Florianópolis para conhecer o Gravatá:

"Foi maravilhoso o dia, a trilha, gostamos muito."

Foto: Moacir Oliveira e o amigo de Curitiba Luiz Fernando (turista)


DICAS IMPORTANTES

-Estacionamento: deixe seu carro em um estacionamento da Praia Mole, pegue um Uber até a entrada do Gravatá (R$ 6,00). Ou se preferir caminhe pelo acostamento até chegar ao acesso. Não estacione o carro no acostamento, é infração de trânsito e o veículo pode ser multado e guinchado.

-Leve boné, protetor solar, e muita água.

-Use tênis para fazer a trilha com segurança;

-Não esqueça de recolher o lixo produzido;

-Aproveite!!!!


Semana que vem tem mais uma reportagem do nosso #PROJETO VERÃO do Portal Norte da Ilha.

VEJA TAMBÉM:

Verão: Equipe do Portal Norte da Ilha "entra na onda" e pratica aula de surf