Creche do Norte da Ilha infestada por ratos vai continuar fechada, afirma Secretaria de Educação

Foto: divulgação PMF

Foto: divulgação PMF

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) está acompanhando todas as ações para extermínio dos ratos no Neim Stella Maris Corrêa, em Ponta das Canas, no Norte da Ilha em Florianópolis, desde janeiro deste ano.

Segundo a pasta, desde o dia 22 de abril intensificou as ações de combate aos roedores, haja vista o aparecimento de fezes e urina na unidade.

Considerando essa situação, o atendimento às crianças foi suspenso a partir da tarde do dia 26 de abril e a SME afirma que tomou todas as providências necessárias para resolver o problema.


Desde então, várias ações foram realizadas, como a intensificação das iscas com veneno, outras estratégias de captura dos roedores e limpeza do terreno no entorno da unidade pela COMCAP.


Na quarta feira, dia 4 de maio, foi capturado um rato. A partir de então, foi monitorado o aparecimento de fezes, que reduziu consideravelmente, tanto que no domingo, dia 8 de maio, não foram encontrados vestígios dos roedores.

Com base nesse quadro, foi orientado o retorno das crianças ao Neim nesta segunda-feira, dia 9 de maio, no período da tarde.Infelizmente, pela manhã, foram identificadas fezes do rato novamente na cozinha da unidade.


Mediante essa situação, optou-se por manter o atendimento suspenso.A SME entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para solicitar orientações de como proceder.

A SMS prontamente articulou com o centro de zoonoses para ir ao local fazer uma avaliação, como também com a vigilância sanitária.


Foi agendada uma reunião com a empresa responsável pela desratização para solicitar novas providências.

A Secretaria de Educação disse em nota que compreende os transtornos que a suspensão de atendimento ocasiona para as crianças e famílias.

Por isso está trabalhando para resolver o problema, contando com o apoio de outras secretarias para ter uma solução efetiva no combate aos roedores.


Aconteceu, tá no Portal