Norte da Ilha terá posto do Detran ainda este ano, este e outros assuntos na coluna de Moacir Oliveira

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Foto: Detran do Estreito

Foto: Detran do Estreito

Este jornalista recebeu informação, de fonte oficial, que ainda este ano a região Norte da Ilha deverá contar com um posto de atendimento do Detran. O modelo será o mesmo a ser inaugurado amanhã no Shopping Iguatemi. O ambiente oferecerá todos os serviços do Detran para pessoa física, como segunda via e renovação da CNH e Permissão Internacional para Dirigir (PID). No modelo de parceria público/privada, todas as despesas do local foram custeadas pelo shopping, incluindo estrutura, mobiliário e adequações.

O local no Norte da Ilha ainda depende de convênio, mas não será no Floripa Shopping, houve tentativa de acordo porém sem sucesso.


Por outro lado

Se há expectativa da vinda de um posto do Detran, por outro há o risco de Ingleses perder a sede da atual da Delegacia de Polícia. O motivo: a falta de planejamento do bairro. Não existe imóvel disponível que esteja devidamente regularizado com escritura pública e Habite-se do Corpo de Bombeiros. O proprierário do imóvel atual vai construir um prédio e solicitou o fim do contrato.

Uma reunião do Conseg será realizada na próxima quinta-feira (06) para tratar do assunto. Será no restaurante Frango do G, as 19:30.


Praça da alegria não pode transformar-se na praça da discórdia

Uma praça bem equipada e no coração do bairro Ingleses, assim é o Parque Linear de Ingleses, inaugurado em dezembro de 2019. Qual o problema da praça: uma minoria está deturpando o uso do local. É aquela turma sem noção e sem respeito que na madrugada "toca o terror" com som alto e consumo de drogas. A Polícia Militar aparece algumas vezes, a Guarda Municipal menos ainda e o resultado é este descontrole. Os vizinhos estão revoltados com a falta de ação em resolver o problema.

O fechamento do espaço na madrugada é a alternativa mais coerente.


Horário é horário

Na posse do novo comandante da Polícia Militar do Norte da Ilha, acompanhado com exclusividade pelo Portal Norte da Ilha, uma situação constrangedora não passou despercebida. Diversas autoridades e convidados chegaram atrasadas ao ato da posse, alguns quase próximo ao término do evento. A troca de comando começou exatamente no horário anunciado.

Eventos militares tem protocolos que precisam ser respeitados.


Falando em reunião

A primeira reunião do ano da Associação de Moradores de Ingleses está marcada para a próxima quarta-feira (05/02). O encontro contará com a presença de Vinicíus Ragghinti, da Echoa Engenharia, empresa contratada pela Casan e responsável pelo "Trato do Capivari". Vinícius tem estreitado a relação com as lideranças, empresários e a imprensa local para que a ações do Trato pelo Capivari alcancem o resultado desejado. Será as 20 horas na Escola Herondina.


Situação bizarra

O portal Norte da Ilha mostrou, com exclusividade, que dois postes estão no meio da via na recém-asfaltada rua do Lamim, entre Canasvieiras e Jurerê (VEJA AQUI). Um perigo! O mais absurdo é que a Prefeitura só solicitou a retirada dos postes quando a obra já estava em fase final, informação repassada pela própria Celesc. É padrão na Celesc que os pedidos de realocação de postes sejam feitos 120 dias ANTES de iniciar a obra.

Certamente o prefeito Gean não vai deixar barato essa falha grotesca de algum subordinado, até porque se acontecer algum acidente quem será responsabilizado? Fui informado que na estrada do Rio Vermelho para a Vargem a situação é a mesma. Será?


Portal Norte da Ilha estreia Podcast semanal

Na próxima sexta-feira, as 10 da manhã, vou estrear o FALA NORTE DA ILHA, o podcast semanal tratando dos assuntos mais importantes da semana. Você vai acompanhar aqui no Portal as notícias da região em áudio e com a credibilidade do jornalismo do Portal Norte da Ilha. Fique ligado!