Máquinas entram em operação em avenida de Jurerê

Investimento da ordem de R$ 2,3 milhões engloba melhorias em vias adjacentes

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira (4) obras de revitalização da Operação Asfaltaço na Avenida das Raias, em Jurerê, no Norte da Ilha. No momento, elas acontecem em dois trechos: no entroncamento com a SC-400 (Rodovia Francisco Arcanjo Grillo), e entre a Avenida dos Búzios e a Avenida dos Dourados. Nestes locais, portanto, o trânsito está em meia pista. Os serviços são liderados pela Secretaria de Infraestrutura.


Inicialmente, várias frentes de trabalho estão sendo realizadas em paralelo nesta que é uma das principais vias públicas do bairro. São elas, as melhorias do sistema de drenagem; a fresagem (raspagem do antigo asfalto para substituição) e remendos profundos nas pistas de rolamento, e escavação para implantação de ciclovia no bordo da pista, no caso, da Avenida das Raias.


"A busca da melhoria da mobilidade, do conforto e da segurança é uma constante dentro da Infraestrutura da Capital", destacou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.



Serviços em geral


As obras vão contemplar 1,3 km de vias, dentre eles, os 980 metros da Avenida das Raias, que vai do entroncamento com a SC-400 até o encontro com a Avenida dos Búzios. Mas outras três vias próximas também terão trechos beneficiados: 67,35 metros da Avenida dos Dourados; 85,30 metros da Búzios e 209,28 metros entre a alça de saída da SC-400 e a Avenida dos Salmões.


Por parte da Secretaria de Infraestrutura, as obras englobam a restauração do pavimento asfáltico; as implantações de novas calçadas, rampas de acessibilidade e estruturas cicloviárias (que futuramente serão ampliadas) e melhorias no sistema de drenagem, além de nova sinalização viária. Mas a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano vai criar ainda mais abrigos de passageiros.


Na Avenida das Raias será implantada ciclofaixa com ciclovia elevada para cruzamento da via. Já nas demais vias, será feito o seguinte: no trecho da via transversal da Avenida dos Dourados será implantada ciclofaixa e sua conexão com a que mais para frente será feita na Avenida dos Salmões, e na transversal da Avenida dos Búzios será implantada a continuidade da ciclofaixa até o bolsão de estacionamento de acesso à orla, na Avenida dos Salmões. Enquanto entre a alça de saída da SC-400 e a Avenida dos Salmões será implantada ciclovia.


As obras serão executadas pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda pelo prazo de seis meses, num investimento no valor de R$ 2.304.763,18.