#Projeto Verão visita a Ponte Hercílio Luz, uma ótima opção de turismo cultural

A Ponte Hercílio Luz foi entregue oficialmente no dia 30 de dezembro de 2019

Foto - Divulgação - Ponte Hercílio Luz

Foto - Divulgação - Ponte Hercílio Luz

Oficialmente entregue no final de 2019, a Ponte Hercílio Luz se transformou em uma ótima opção de passeio e turismo. Nesta reportagem do #PROJETOVERÃO do Portal Norte da Ilha vamos mostrar um pouco deste roteiro alternativo de turismo cultural. Porque nem só de praia vive a nossa Ilha!

COMO CHEGAR

Para quem é da Ilha sabe muito bem o caminho, mas os turistas ficam um pouco perdidos. Para ter acesso à ponte é preciso chegar à cabeceira insular, localizada em frente ao Parque da Luz , aliás este espaço também passou por melhorias e complementa o passeio, já falaremos sobre ele.

Veículos não são autorizados a circular no local, os carros devem ser estacionados nas proximidades, o nosso deixamos na avenida Beira Mar Norte e caminhamos um bom trecho a pé, afinal caminhar faz bem à saúde. (#Dica: não esqueça o protetor solar)

Entorno da Ponte Hercílio Luz

INFRAESTRUTURA

O entorno da cabeceira passou por revitalização e conta com calçadas amplas, coisa rara na Ilha, bancos, lixeiras, e até banheiros (nesse dia os banheiros estavam limpos e bem cuidados).

Até chegar na ponte, o visitante encontra no caminho diversas barracas de ambulantes, todos passaram por processo de cadastramento e são autorizados para comercialização. Tem vendedor de tudo: água, cerveja, caldo de cana, lanches em geral. (#Dica: Optamos por um delicioso e gelado caldo de cana (R$ 5,00).)

Ponte Hercílio Luz - Foto Portal Norte da Ilha

A PONTE

Um pouco adiante chegamos na majestosa Hercílio Luz. A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992. Esses tombamentos permitiram que a ponte sobrevivesse as ideias de demolição, entretanto, a restauração consumiu recursos e teve diversas polêmicas quanto ao tempo e efetividade das obras.

Atualmente, só é permitido o tráfego de transporte coletivo municipal, transporte escolar e veículos oficiais e de emergência (segunda a sexta). Aos finais de semana somente podem transitar ciclistas e pedestres.

Foto: Portal Norte da Ilha
Quem estiver com disposição pode cruzar a ponte toda até o bairro Estreito. O caminho fica ainda mais atraente de bicicleta. Infelizmente não há mais aluguel de bikes na cidade.

O ENTORNO

Ao lado da cabeceira da Ponte há um mirante que garante uma ótima visão da Hercílio Luz e das pontes vizinhas: Pedro Ivo Campos e Colombo Sales.

O Parque da Luz, em frente à Ponte, oferece um ótimo espaço para passeio e descanso. O local também passou por melhorias e conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, e muita natureza. (#Dica: entre as árvores foram colocados alguns balanços.)

Mirante da Ponte Hercílio Luz - Moacir Oliveira observa a paisagem


Aproveitem o passeio!

Em breve mais uma dica do #PROJETO VERÃO do PORTAL NORTE DA ILHA

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA UMA PRAINHA QUE É UM PEDAÇO DO PARAÍSO EM FLORIPA

PROJETO VERÃO: NOSSA EQUIPE FEZ AULA DE SURF


SOMOS O PORTAL NORTE DA ILHA o seu portal digital de notícias!