Quem usar transporte coletivo municipal em Florianópolis nos finais de semana (sábado e domingo), dos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, não vai pagar tarifa. O anúncio foi feito pelo prefeito Topázio Neto, que postou nas suas redes sociais no final da tarde desta segunda-feira, 21 de novembro. Ele justificou a necessidade de estimular mais o transporte coletivo durante esses meses de alta temporada, quando a população dobra.
Além da população, o número de veículos circulando pelas vias de Florianópolis mais do que dobra, principalmente nos finais de semana de praia, de acordo com estimativa do município. "Nós vamos ter a temporada mais movimentada da história da cidade. Isso significa muitos veículos se deslocando para os balneários e o morador sofrendo nas principais vias. Queremos que tanto o morador quanto o turista opte pelo ônibus", explicou o prefeito.
Para cada ônibus circulando com capacidade total, são menos 40 veículos na rua. A Prefeitura está preparada para aumentar o quadro de horário nos finais de semana em caso de aumento da demanda. Para tomar a decisão, o prefeito também se baseou no sucesso do programa "Domingo na Faixa" que oferece ônibus gratuito todo último domingo do mês. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade, a procura pelo ônibus no último domingo tem sido, em média, 30% maior em relação aos domingos com tarifa normal.
A medida anunciada pelo prefeito vai estar em um pacote completo de ações voltadas à mobilidade na temporada de verão, que será anunciado pela Prefeitura até o final de novembro.