A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, inicia a campanha "Adote um Bom Velhinho". O objetivo é incentivar famílias da Grande Florianópolis a adotarem ou atuarem como lares temporários de cães idosos no final deste ano.
Os lares temporários garantem que estes animais possam passar seus últimos anos de vida no conforto de uma família, e não solitários em um canil. Ao acolher um animal no formato de Lar Temporário, a Dibea arca com todas as despesas, como ração e consultas veterinárias. Assim, a responsabilidade do tutor temporário consiste em apenas garantir um lar seguro, confortável e amoroso para o bichinho.
Hoje, a Dibea abriga cerca de 180 cães. Mais de 90 deles são idosos. De acordo com a diretora da Dibea de Florianópolis, Bárbara Becker, os cães idosos, sem raça definida, de porte médio são a maioria nos canis do órgão. "O tempo em que o animal ficará na vida de uma família serão os melhores anos, meses, dias da vida dele", afirma.
"Muitos dos idosos da Dibea estão aqui há mais de cinco, oito anos. A adoção desses animais, mesmo que por pouco tempo, muda toda a vida do cão, que pode conhecer o amor pelo menos uma vez, no fim da vida", reforça Bárbara.
Todos os animais disponíveis estão castrados, vacinados e microchipados e a adoção de um animal contribui, não apenas para a mudança de vida, mas também "libera espaço" para que mais bichinhos possam ser resgatados e cuidados pelo órgão.
Para adotar ou se inscrever como lar temporário, basta entrar em contato com o Whatsapp (48) 99922-0578, ou ir até a sede da Dibea pessoalmente, na rodovia SC-401, n°114, ao lado do cemitério do Itacorubi. Os horários de visitação acontecem de segunda à sexta, das 13h30 às 17h, e no sábado neste mesmo horário, em dias sem chuva.