Força-tarefa da Prefeitura contra o esgoto irregular multa 5 imóveis no Norte da Ilha

Fiscalização teve como alvo imóveis que não agendaram inspeção do Floripa Se Liga Na Rede após 2 comunicados

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Em força-tarefa contra esgoto irregular no Norte da Ilha, agentes da Prefeitura de Florianópolis e da Casan fiscalizaram, nesta semana, 15 imóveis no bairro de Ponta das Canas que não haviam agendado inspeção do programa Floripa Se Liga Na Rede, resultando em 5 multas e 3 notificações emitidas pela Vigilância em Saúde.

Dos 5 imóveis multados, 3 apresentavam fossa ativa em ruas com rede coletora de esgoto instalada e em funcionamento. Pela não ligação à rede, obrigatória e de responsabilidade do proprietário, a Vigilância em Saúde emitiu multa e deu prazo de 15 dias para adequação.

Os outros dois foram multados por ausência de caixa de gordura. No caso mais grave, uma sala comercial na Av. Luiz Boiteux Piazza, além de não estar conectada à rede coletora, lançava a gordura produzida no estabelecimento diretamente na caixa de inspeção localizada na calçada, entupindo-a.

Na ação desta semana, a força-tarefa teve como alvo imóveis que haviam recebido dois comunicados do Floripa Se Liga Na Rede, sem agendar a inspeção do programa.

Após as fiscalizações da Blitz Sanear -- formada por fiscais e técnicos da Vigilância em Saúde, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari --, 3 foram notificados para apresentar atestado de regularidade em até 30 dias, do contrário serão multados, e outros 3 fizeram o agendamento da inspeção.

Por fim, 4 imóveis inspecionados pela equipe -- na Av. Luiz Boiteux Piazza e na Serv. Suzane Marlene dos Santos -- encontravam-se regulares quanto às ligações sanitárias.

Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 60 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana anterior ao Carnaval, o grupo fez operações na Vargem Grande, em Canasvieiras e na Agronômica.

Foto: divulgação

Foto divulgação