A Prefeitura de Florianópolis aumentará em quase 50% o número de estudantes em tempo integral na rede municipal de ensino. De 2.627, o número subirá para 4 mil crianças e adolescentes que permanecerão na unidade educativa pela manhã e à tarde em um currículo integrado. Já neste ano, quase 100% dos quintos anos do ensino fundamental estarão dentro deste modelo, assim como um terço dos segundos anos.
"No segundo ano, o estudante está completando uma fase essencial para a sua vida escolar, com a conclusão da alfabetização. Em uma lógica semelhante, quando chega ao quinto ano, precisa finalizar a primeira parte do ensino fundamental com uma aprendizagem sólida, que o prepara para os novos desafios. Por isso começar essa ampliação do turno integral com foco nessas turmas", explica o secretário de Educação, Thiago Peixoto.
Duas novas escolas terão também tempo integral, adicionando juntas mais de 500 novas vagas. A primeira nova unidade está localizada no Red Park, no Rio Vermelho, e será inaugurada ainda neste semestre. A segunda será instalada no Centro da cidade.
Em tempo integral, os estudantes possuem auxílio pedagógico específico e uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais. Podem tirar dúvidas disciplinares, trabalhar suas dificuldades e participar de cursos e oficinas.
Segundo o secretário de Educação, com tempo ampliado no ambiente escolar, o estudante terá um desenvolvimento com mais conteúdo e qualidade. "Acreditamos que a nova proposta pedagógica é um passo importante para aprimorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes da rede municipal. Com um currículo focado no desenvolvimento de habilidades, mais tempo de aula e atenção especial às áreas de português e matemática, que vêm sendo apontadas como as de maior déficit de aprendizagem em análises educacionais, estamos preparando crianças e adolescentes para o futuro. Um compromisso que começa sair do papel".