Dicas de filmes brasileiros para ver em casa durante a quarentena do coronavírus

Valorizando as produções nacionais, a lista traz títulos que passaram pela programação do cinema nos últimos anos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seguindo as recomendações para o isolamento social como forma de evitar a proliferação do Coronavírus, o Paradigma Cine Arte organizou uma lista de filmes brasileiros para assistir em casa. As produções nacionais já passaram pelas programações do cinema e estão disponíveis online. A seleção inclui os filmes Deslembro, Como Nossos Pais, Que Horas Ela Volta?, Legalidade, Rogéria - Senhor Astolfo Barroso Pinto, O Som ao Redor, Aquarius, Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar e Fevereiros.

Conheça mais sobre os filmes:

Deslembro (2018), de Flávia Castro, disponível em Globoplay / Apple TV / Now / Looke / Vivo Play / Oi Play

Depois de passar quase toda sua vida em Paris, a adolescente Joana e sua família voltam ao Brasil quando a anistia é decretada. Sem familiaridade com o Rio de Janeiro, ela vê o passado ressurgir na cidade onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS.

Como Nossos Pais (2017), de Laís Bodanzky, disponível em Globoplay / Apple Tv / Now / Vivo Play / Netflix

Rosa é uma mulher que busca a perfeição como profissional, mãe, esposa e filha. Quanto mais ela tenta acertar mais fica com a constante sensação de estar errando. Filha de intelectuais e mãe de duas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente.

Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, disponível em Now / Globoplay

Depois de deixar a família no interior de Pernambuco para trabalhar como babá e empregada doméstica, Val volta a conviver com a filha que vai prestar vestibular em São Paulo. Quando a garota chega para viver com a mãe na casa dos patrões, a convivência fica difícil e todos são atingidos pela autenticidade de sua personalidade.

Legalidade (2019), de Zeca Brito, disponível em Now / Vivo Play / Oi Play

Em 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, liderou o movimento Legalidade, que mobilizou a população e lutou pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista se via envolvida diretamente nos rumos do país.

Rogéria - Senhor Astolfo Barroso Pinto (2019), de Pedro Gui, disponível no Now

O documentário conta a vida e a trajetória artística de Rogéria. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida e depoimentos de artistas brasileiros.

O Som ao Redor (2013), de Kleber Mendonça Filho, disponível em Netflix / Looke

Uma vizinhança de classe média no Recife é protegida por uma milícia que oferece segurança particular. Para alguns, a presença dos homens traz paz e a outros inquietude a outros. Ao mesmo tempo, uma moradora precisa encontrar formas para lidar com os latidos do cachorro do vizinho.

Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho, disponível em Netflix / Looke

Jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos, Clara mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Ela passa a sofrer assédios e ameaças para vender seu apartamento quando uma construtora decide construir um novo prédio no espaço.

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019), de Marcelo Gomes, disponível em Netflix / Youtube / Google Play Filmes

O documentário acompanha a rotina das fábricas caseiras, em Toritama (PE), que produzem mais de 20 milhões de jeans por ano. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os moradores da cidade trabalham o ano todo, exceto no carnaval. Quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam para poder curtir a praia.

Fevereiros (2017), de Marcio Debellian, disponível em FilmeFilmeBr / Looke / Now

O documentário registra a vitória da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira em 2016, que teve um enredo homenageando a cantora baiana Maria Bethânia. A produção acompanhou os preparativos do barracão e a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.