O Detran em Santa Catarina retomou nesta segunda-feira, 11, o atendimento presencial na sede, em Florianópolis.
Os serviços são prestados por agendamento e de maneira individualizada, de acordo com normas de segurança sanitária para evitar a proliferação da Covid-19.
A reabertura ocorre após desinfecção da unidade em virtude de suspeita de coronavírus em uma servidora. Em todo o estado, o atendimento retomou na segunda-feira, 5.
"O Detran estava preparado para receber as pessoas de acordo com as normas sanitárias e tudo transcorreu bem, com compreensão do público para não haver aglomeração. Estamos atendendo com 50% da capacidade, mas é importante destacar que todos os serviços estão sendo prestados, sem prejudicar atendimento ao público", avaliou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.
O Detran também reforça que, neste momento, estão suspenso prazos como no caso de recursos de multas.
Também seguem interrompidos prazos para que proprietários de veículos tomem providências necessárias para a expedição do Certificado de Registro de Veículo (CRV) no caso de transferência de propriedade e também para os processos a registro e licenciamento de carros novos, desde que ainda não expirados.
Para condutores cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) esteja vencida desde 19 de fevereiro, segue valendo a sua permissão para dirigir.
Avanço nos serviços digitais
O Detran garantiu o avanço nos serviços digitais para facilitar a vida do cidadão. Como forma de ampliar as ações de controle à pandemia de coronavírus, antecipou medidas e ampliou a informatização do órgão para garantir o atendimento aos catarinenses de forma online.
Iniciou a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) para pessoas físicas e jurídicas. O CRLV é um dos documentos de porte obrigatório para quem está dirigindo, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A versão eletrônica traz todas as informações do documento impresso, permitindo que os dois tenham a mesma validade.
Além disso, instituiu o atendimento por agendamento virtual, o que reduz o tempo de espera e a aglomeração de pessoas nas unidades do Detran. Dessa forma, qualifica o serviço e contribui para a preservação da vida dos catarinenses.
Dentro destes avanços, o Detran otimizou o atendimento presencial em Florianópolis. A unidade do Centro da Capital, que tinha os serviços voltados para a impressão de documentos (CRLV), será desativada em decorrência da possibilidade de obtenção no formato digital. O atendimento na sede, no Bairro do Estreito, e no Shopping Iguatemi, no Bairro Santa Monica, estão mantidos mediante agendamento virtual.
Os agendamentos para atendimento presencial devem ser feitos pelo aplicativo Detran Digital que está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, ou por meio de despachantes ou de Centros de Formação de Condutores (CFC). Já para o atendimento presencial das entidades credenciadas, no Detran, Ciretran e Citran, deve ser feito o agendamento por e-mail à unidade desejada. No campo assunto deve conter "Solicitação de Atendimento Presencial".