Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Civil, através da Central de Investigações do Continente (CICON) e da 3ªDPCAP, deflagrou mais uma fase da operação "VOISIN", que visa cumprir mais de 20 mandados de buscas e apreensões e 18 prisões preventivas no bairro Monte Cristo, especificamente, na localidade que é conhecida por "Pasto do Gado", em Florianópolis.
Até por volta das 10h, nove pessoas haviam sido presas, sendo oito delas por mandado e prisão e uma presa em flagrante.
No início do ano de 2019 a investigação da 3ª DPCAP, investigando delitos correlacionados com o crime de tráfico de drogas, descobriu a atuação de duas supostas organizações criminosas que estariam agindo na comunidade do "Pasto do Gado".
Considerando os trabalhos que também já estavam sendo desenvolvidos pela Central de Investigações do Continente (CICON) para coibir a ação dessas perigosas facções criminosas, especialmente, na área continental e no "Pasto do Gado", os trabalhos da 3ªDPCAP e da CICON foram reunidos em um complexo inquérito policial com 09 (nove) volumes.
Além das diligências realizadas pela 3ªDPCAP, a CICON também deflagrou 03 fases de operações policiais ao longo do curso do referido inquérito policial, durante as quais foram cumpridas várias buscas domiciliares, duas fases de prisões temporárias, apreendidas quantidades consideráveis de drogas, bem como um veículo utilizado para o transporte das substâncias ilícitas.
As investigações iniciais foram capitaneadas pela equipe de investigação da 3ªDPCAP, sob a coordenação do delegado André Marafiga, sendo que a presidência do procedimento policial que reuniu os inquéritos que estavam em andamento na 3ªDPCAP e na CICON foi realizada pela Equipe da CICON, sob a chefia do delegado João Fleury.
A operação policial deflagrada nesta quinta-feira está sendo coordenada pela CICON, com apoio da CILS, DRR, 3ª e 4ªDPCAP, DIC da Palhoça, DIC de São José e do 22º e do 7º Batalhão de Polícia Militar.