A partir de 3 de agosto, a gasolina começará a ser comercializada com melhor qualidade e, consequentemente, com maior preço. Depois das novas especificações anunciadas pela ANP, que passarão a valer no próximo mês, o país todo deverá adaptar a gasolina com RON atualizada (maior octanagem da gasolina). — A gasolina passará a ser com se fosse aditivada.
Ouça a entrevista da rádio CBN Diário, no Programa Direto da Redação, feita com Joel Fernandes, Vice-Presidente do Sindópolis, que faz uma projeção dos valores da gasolina que, atualmente, é comercializada a uma média de 4,30 reais na Grande Florianópolis. O Sindópolis ainda não tem exatamente um valor, mas prevê impacto de 10 a 15 centavos no preço por litro para o consumidor final (sem dados efetivos). As mudanças certamente vão implicar em preços mais altos, mas essa é apenas uma projeção.
— A gasolina que recebemos não é de qualidade muito boa. Anualmente os postos precisam limpar os tanques, por conta dos resíduos. O consumidor dificilmente vai mandar limpar o tanque do carro, o resíduo fica acumulado. Vai haver um rendimento maior por litro de gasolina. Os bicos injetores terão durabilidade maior. O consumidor deve deixar de ter curtos com essa manutenção — projeta Fernandes.
A Petrobras diz que as novas normas vão servir para a melhora no rendimento do motor e que vai haver redução no consumo por km percorrido.
O áudio está publicado na reportagem "Nova gasolina gera aumento de 10 a 15 centavos a partir de agosto, projeta Sindópolis" de Kadu Reis, em 15/07/2020 no site da Rádio CBN / NSC Total. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/nova-gasolina-gera-aumento-de-10-a-15-centavos-a-partir-de-agosto-projeta-sindopolis