Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

#OPINIÃO

R$ 600 milhões gastos para a Ponte virar "passarela de selfie", acompanhe no editorial de Moacir Oliveira

Ouvi comentários de todo jeito, um deles me provocou reflexão e reproduzo aqui: "Gastaram 600 milhões numa ponte para virar passarela para selfie!


Visitei hoje a Ponte Hercílio Luz, recém reaberta após reforma a custos faraônicos para os erários públicos ao longo de intermináveis 28 anos. Realmente a obra impressiona pela sua grandiosidade e complexidade. Caminhando sobre "a velha senhora" ouvi frestas de histórias contadas por seus visitantes, alguns, os mais velhos, tiveram a oportunidade de trafegar sobre ela antes de ser fechada há quase três décadas.

Eles faziam questão de compartilhar suas lembranças. Para mim, era terreno novo. Deixei meu passo pela primeira vez, mesmo morando há mais de 12 anos na Ilha. Tirando todo o lado romântico e saudosista, é uma ponte, porém com muitas histórias. É preciso atentarmos para a realidade, passada a euforia da reabertura. Florianópolis precisa de outras pontes, outros acessos, outros modais. Aí está um dos temas dos quais venho provocando na TV, Rádio, e agora na internet, o transporte marítimo. Uma corrente muito forte, instalada na Ilha, enraizada no poder, não permite avanços, e esvazia tratativas.

Entra prefeito, sai prefeito, e nenhum teve a impavidez de, sequer, discutir o assunto. O tema nem mesmo consta nas cartilhas de prioridades para o futuro. Quando foi que ouvimos falar sobre reunião, audiência ou debate sobre o assunto? As poucas iniciativas existentes são logo suprimidas, ignoradas, arquivadas, com o argumento de inviabilidade. Inviável é continuar a inércia de iniciativas para oferecer uma alternativa para este caos urbano.

A metrópole ilhéu cresce desordenadamente e as três, quatro horas que você perde do seu dia no trânsito, vai aumentar ainda mais.

Mas, e a Hercílio Luz vai ajudar? Já ouvi comentários de todo jeito, um deles me provocou reflexão e reproduzo aqui: "Gastaram 600 milhões numa ponte para virar passarela para selfie!" Repito, esta opinião li por aí.

Na publicação do diário oficial está definido que a Hercílio Luz terá trafego apenas de transporte público e de veículos de emergência durante a semana, e apenas de pedestres e ciclistas aos fins de semana.Será que vai surtir resultado no trânsito tal medida? Será? Bem, antes ela pronta, mesmo que apenas seja "passarela para selfies", do que inacabada e sem proficuidade.

Ah, este ano, caro leitor, você vai ouvir falar sobre transporte marítimo, mas passada eleição o assunto voltará, misteriosamente, para os porões do esquecimento.

Moacir Oliveira - Jornalista e editor do Portal Norte da Ilha

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!