Recentemente o Portal Norte da Ilha mostrou operação realizada no bairro Ingleses que resultou em prisões por construções irregulares (relembre aqui).
Agora, segundo o SC em Pauta, a prisão de quatro empreiteiros em Florianópolis, pode levar a descoberta de uma série de infrações na construção de prédios de poucos andares, inclusive, com uma suposta conivência de agentes públicos.
As obras teriam sido realizadas no bairro dos Ingleses. Segundo o colunista, os suspeitos adquiriam terrenos que tinham uma limitação de andares, porém, faziam mais apartamentos do que o previsto pelo projeto e, do que foi autorizado pelo município através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Em outros casos, nem autorização havia.
Uma fonte relatou ao SC em Pauta, que até o momento, dos quatro que foram presos, apenas um empreiteiro teria sido solto. Ele já teria sinalizado para uma colaboração onde em troca de atenuantes à pena, abriria detalhes das ações e de supostos colaboradores ligados ao meio político e a agentes públicos. Nomes até o momento não foram revelados.
O que chamou a atenção dos investigadores, é que algumas obras não tinham nem a autorização, ou permissão para que fossem realizadas, tanto, que foram embargadas. Mesmo assim, os construtores seguiam os trabalhos como se nada tivesse acontecido. "Quando a fiscalização aparecia, o agente político conseguia segurar", relatou a fonte, sem apontar nomes.
O colunista conversou com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gomes Júnior. Ele se mostrou ciente das prisões dos empreiteiros, mas negou ter conhecimento de algo mais. Em relação a uma suposta participação de servidor público no favorecimento dos empreiteiros, Nelsinho, como é conhecido, também disse desconhecer. "Tá em averiguação e se eventualmente ocorreu, todas as penalidades serão adotadas, mas desconheço qualquer fato desse tipo envolvendo servidor", disse.
Fonte: SC em Pauta