Em decorrência da greve ilegal realizada pelo sindicato, a Prefeitura de Florianópolis realizará neste domingo, 26 de setembro, uma força-tarefa de coleta de lixo por toda a cidade. A prioridade será a coleta convencional em pontos afetados pela falta de recolhimento dos rejeitos. Serão 35 equipes trabalhando simultaneamente, por meio da empresa contratada para Continente e Norte e outras quatro que se cadastraram no chamamento público para suprir a paralisação ilegal em outras regiões.
Além da coleta de lixo convencional, mais seis equipes irão trabalhar na coleta seletiva, que também segue parada. Essa coleta será realizada a partir do credenciamento das cooperativas de triadores/catadores da Capital.
As empresas contratadas emergencialmente para realizar a coleta convencional da cidade têm um custo de R$190,00 por tonelada recolhida, enquanto a Comcap custa aos cofres públicos R$400,00 por tonelada. Na última quarta-feira, 22 de agosto, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou a ilegalidade da greve dos servidores da Comcap, e na última sexta-feira, 24, autorizou que o município realize a abertura de processo disciplinar para demissão por justa causa para os funcionários que permanecem fazendo greve. Também na sexta-feira, a Prefeitura de Florianópolis instaurou uma sindicância para apurar o descumprimento das decisões judiciais que declararam a ilegalidade do ato, identificando os servidores da Comcap que ainda não retornaram ao trabalho, conforme decisão judicial.
Coleta neste final de semana
Neste sábado, 25, mais de 100 pessoas das intendências da Prefeitura estão ajudando a recolher o lixo no Maciço do Morro da Cruz. Outros locais também estão recebendo coleta neste sábado: Tapera, Ribeirão da Ilha (rua geral), Campeche (parte da SC-405), Santa Mônica, Córrego Grande, Centro, Saco dos Limões, Agronômica, Carvoeira, Pantanal, SC-401 até pedágio e Trindade.
A coleta seletiva neste sábado segue sendo realizada durante o dia nas principais vias nestes locais: Área Central, Beira-mar comercial, Daniela, Jurerê, Canasvieiras, Itacorubi, Trindade, Córrego Grande, Rio Tavares, Campeche, Lagoa Pequena, centrinho da Lagoa, Canto dos Araçás e Avenida das Rendeiras.
Domingo, 26, a coleta será feita durante todo o dia nos bairros: Solidão, Pântano do Sul, Armação, Açores, Campeche, Morro das Pedras, Itacorubi, Parque São Jorge, Santa Mônica, Carianos e Costeira. Neste momento, a preferência é pela coleta nas ruas principais primeiro, e caso dê tempo, as equipes começam também em ruas perpendiculares ou servidões.
Neste domingo também, a coleta seletiva será realizada no período noturno nas vias principais dos seguintes locais: Ribeirão, Caieira, Tapera, Triângulo Central residencial, Coqueiros, Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu, Capoeiras, Estreito, Balneário, Jardim Atlântico, João Paulo, Saco Grande e Monte Verde.