Um ciclista foi atropelado na madrugada deste domingo no acostamento da SC 401, em Florianópolis. Segundo informações de populares, o veículo causador do acidente fugiu sem prestar socorro. O ciclista foi arremessado para longe e resgatado pelos bombeiros bastante ferido na vegetação.
SC 401 - PERIGO CONSTANTE
A rodovia é a mais movimentada entre as estradas estaduais de Santa Catarina. Atualmente está em péssimas condições com desníveis e muitos buracos. A manutenção é precária, e quando chove a situação é ainda pior, escondendo armadilhas. Em alguns pontos não há iluminação e nem faixa no asfalto.
Para os ciclistas trafegar pela SC 401 é uma aventura perigosa. Em poucos trechos há ciclovia, em outros não, ou seja, a ciclovia "liga nada a lugar nenhum".
O Governo do Estado iniciou a recuperação da rodovia a passo de tartaruga e, como sempre, sem planejamento, executa a obra em plena temporada de verão. A partir de março, a obra deve "acelerar" com os trabalhos executados durante à noite.
Para os ciclistas o risco é permanente. Além da falta de local adequado para tráfego, são vítimas também da imprudência de muitos motoristas que saem embriagados das baladas de Jurerê.
Moacir Oliveira - Jornalista e editor do Portal Norte da Ilha