A Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, por meio da Defesa Civil Municipal, realizará nesta quarta-feira, a formatura das turmas dos 10 Núcleos de Proteção e Defesa Civil e do Curso de Voluntariado em Emergência, uma parceria com a Fundação Somar Floripa. O evento será realizado a partir das 19h30, no auditório da OAB SC.
Na cerimônia, serão cerca de 100 voluntários formados, que agora poderão atuar junto à Defesa Civil da Capital em situações de desastres, auxiliando as equipes o município. Durante a formação, os alunos aprenderam sobre percepção de riscos geológicos e em edificações vulneráveis, atendimento pré-hospitalar, sistema de proteção e defesa civil e o lixo como potencializados de desastres.
Samuel Vidal, assessor técnico da Defesa Civil e responsável pelos cursos, reforça a importância da capacitação para os voluntários interessados.
"Eventualmente a Defesa Civil precisa atender ocorrências de desastres ou eventos adversos, e a comunidade sempre se comove e tenta ajudar de alguma forma. Assim, estamos garantindo que em muitos bairros da Capital tenhamos pessoas realmente capacitadas e menos propensas aos riscos, pois foram ensinadas a agirem corretamente nas nossas aulas".
Para o Secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, "é função da Defesa Civil também realizar capacitação para quem deseja ajudar de forma voluntária, pois é um trabalho que exige preparo e muita responsabilidade. Desta forma, vamos criando uma verdadeira força-tarefa de voluntários, em todos os bairros, que poderemos contar com ajuda quando a cidade mais precisar, seja pra casos de deslizamentos, alagamentos, queda de árvore ou desabamento de residências".