A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração, realiza até sexta-feira (4/3) a terceira escolha de vagas de profissionais efetivos que irão trabalhar na rede municipal de ensino. Foram convocados pela prefeitura 231 pessoas do magistério para completar as 1.564 vagas dos concursos dos anos de 2016 e 2019. O processo é realizado no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação.
Já houve chamadas em novembro e dezembro do ano passado. Ocorreram ainda chamadas de vagas remanescentes, de quem por algum motivo, não assumiu o posto.
Estão sendo convocados para trabalhar neste ano letivo profissionais das mais diversas áreas. Há professores e professores auxiliares intérpretes de Libras, professores de Inglês, Português-Inglês, auxiliar de ensino fundamental, Artes Plásticas, Geografia, História, Ciências, Matemática, professores e professore auxiliares de Educação especial, de anos iniciais, professores e professores auxiliares de de educação infantil e professores de Educação Física.
Há também o preenchimento de vagas para administrador escolar, orientador e bibliotecário. Além disso, o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que todos os auxiliares de sala do concurso de 2016 foram convocados nesta terceira chamada.
Nervosismo e emoção
As mãos estavam trêmulas, suavam, estavam geladas ao mesmo tempo. Fernanda Bezerra dos Santos, 39 anos, não estava acreditando no que se passava. Um sonho estava sendo realizado, a de ser professora efetiva na rede municipal de ensino. "Parecia não ser verdade quando chamaram o meu nome para eu escolher uma vaga". A professora de Português-Inglês estará lotada na Escola Básica Municipal Mâncio Costa,em Ratones. Ela já havia sido substituta pelo município, em 2019, e pelo estado, em 2021. "A estabilidade conta muito. Era isso que eu queria". Fernanda faz questão de dizer que a sua chamada para integrar o quadro de funcionários da Prefeitura, veio como uma espécie de presente de aniversário adiantado. Ela nasceu no dia 30 de julho de 1982.
Um vigilante vira professor
Marcos Antônio dos Santos , por mais de 10 anos, foi vigilante em uma empresa terceirizada. Porém, não deixou de acalentar o desejo de ser professor. Resolveu cursar Pedagogia. Finalizou o curso em 2019. Neste ano, já era professor substituto na rede na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino. O professor auxiliar de ensino fundamental irá se despedir da região de Ingleses para ser lotado, como efetivo, na Escola Básica Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande. "Eu sou uma pessoa bem focada. Tenho os meus objetivos. Um deles era ser reconhecido pelos familiares e amigos como professor. Aqui estou, virei professor", relata o profissional de 36 anos de idade.
NOVOS PROFISSIONAIS EFETIVOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Professor auxiliar intérprete de Libras- 3 profissionais
Professor de Libras- 1 profissional
Professor de Inglês- 2 profissionais
Professor de Português-Inglês -3 profissionais
Professor auxiliar de ensino fundamental-4 profissionais
Professor de Artes Plásticas-3 profissionais
Professor de Geografia-1 profissional
Professo de História- 5 profissionais
Professor de Ciências- 2 profissionais
Professor de Matemática-6 profissionais
Administrador escolar- 7 profissionais
Orientador educacional-5 profissionais
Professor de Educação Especial-5 profissionais
Professor Auxiliar de Educação Especial- 24 profissionais
Professor de anos iniciais-30 profissionais
Supervisor escolar -17 profissionais
Professor de educação infantil-18 profissionais
Professor auxiliar de educação infantil-8 profissionais
Professor de educação física-16 profissionais
Bibliotecário-10 profissionais
Auxiliar de sala-58 profissionais