Nesta sexta-feira, os monitores de estudantes municipais de Florianópolis iniciaram uma formação para atuarem nas unidades educativas. Haverá treinamento para mais de 200 profissionais ainda na segunda e terça-feira. A atividade ocorre no Centro de Formação Continuada da Secretaria de Educação, na Rua Esteves Júnior, 280.
No conteúdo programático estão noções básicas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio e defesa pessoal, assim como orientações para respeito à dignidade de todos, respeito à diversidade e utilização de linguagem adequada com colegas, gestores, famílias, estudantes e crianças.
A partir de quarta-feira em cada escola básica haverá um monitor em turno de 8 horas, enquanto que nos núcleos de educação infantil estarão de prontidão dois profissionais com carga horária de seis horas.
Caberá a eles zelar pela segurança e bem-estar das crianças, estudantes, professores e demais funcionários.
Cada profissional fará o monitoramento do portão central de entrada e saída da comunidade escolar e auxiliará no cuidado de crianças e adolescentes durante o recreio e outros intervalos. Também ficará com a tarefa de monitorar quem aguarda na saída os pais ou o transporte escolar.
Os 209 monitores foram contratados mediante processo seletivo emergencial até a realização de concurso público, que ocorrerá no prazo máximo de dois anos. A rede municipal de ensino de Florianópolis é composta por 39 escolas básicas, que atendem 20.599 matriculados do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, e possui 85 Neims, responsáveis por 18.767 crianças de quatro meses a cinco anos de idade.