O benefício mensal para, apenas, 20 pessoas no valor de um salário mínimo, está causando reações imódicas nas redes sociais. O tal projeto "Cidade Coração" não vai distribuir bolsa para moradores de rua, como muitos oportunistas de plantão estão propagando por aí.
O benefício é apenas para: Jovens prestes a completar 18 anos que atualmente estão acolhidos em abrigos municipais; Mulheres vítimas de violência que precisam conquistar sua independência financeira; Pessoas que estavam em situação de rua e atualmente estão nos abrigos com vagas fixas que estejam empregadas. Ou seja, 20 benefícios mensais divididos entre estes três públicos.
Seria sim um absurdo se o benefício anunciado fosse distribuído a "granel" para qualquer sujeito desocupado, mas trata-se de um nicho muito bem especificado.
Não fazem parte do público do projeto: Pessoas em situação de rua (chamados vulgarmente de mendigos); Dependentes químicos (usuários de droga); Desempregados.
Esse alarde já é o "start" prévio do que vem pela frente e há figuras "intelectuais" despachando essa fake news com intenções eleitoreiras. Querem confundir os desavisados.
Por isso, é importante que tenhamos sempre o "desconfiômetro" ligado. Antes de cair em armadilhas de parasitas leia, releia, pesquise e questione. Simples assim.
Não se trata de defender ninguém, trata-se apenas do que é verídico. E ponto final!
Moacir Oliveira - Jornalista e editor do Portal Norte da Ilha